1 2 3 4

domingo, 20 de novembro de 2011

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).

Existe uma seqüência na vida do cristão: “chamado, capacitação e prova”. 

O Chamado - Deus nos conhece e nos chama pelo nome. Ele sabe todas as coisas a nosso respeito, até mesmo aquelas que nos são desconhecidas e obscuras. O nosso passado, o presente e o nosso futuro lhe são claros como o dia. Ele nos leva ao Calvário (chamado), para que contemplemos o alto preço que Jesus pagou pela nossa redenção (Rm 8:15-16), e, ali, obtemos o perdão para os nossos pecados. 
O Jordão (capacitação) - onde somos batizados, e, sepultando o “velho homem”, damos início a uma nova vida. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." Romanos 8:14
A Prova (deserto) - Então, a exemplo de Jesus, podemos ser imediatamente levados ao “deserto” (prova) para que sejamos tentados (Rm 8:17-18).
Jesus usou três armas espirituais para vencer a tentação. 
1- Palavra de Deus - Quando o diabo tentou atingir a necessidade física do Senhor, isto é, a fome intensa, Jesus usou a Palavra de Deus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8:3). A vitória que vence o mundo é a nossa fé (I Jo 5:4). Fé na Palavra de Deus (Rm 10:17). Em suas promessas. A preciosa Palavra de Deus (as Escrituras Sagradas) é nossa “espada de dois gumes” (Ef 6:17; Hb 4:12; Ap 19:15).
2- Temor do Senhor - A segunda arma que Jesus usou foi o temor do Senhor (Jó 28:28). Quantas pessoas sucumbem às insinuações terríveis do inimigo, com pensamentos cruéis de violência e morte? Falta-lhes na hora o temor do Senhor. Satanás queria que Jesus se lançasse do pináculo do templo: seria suicídio, apesar de falar que os anjos o sustentariam. O inimigo é sempre mentiroso e ele “torce” as Escrituras. Entretanto o temor do Senhor estava bem vivo no coração de Jesus. Ele respondeu: “Não tentarás ao Senhor teu Deus” (Mt 4:7). O temor do Senhor nos traz sábia proteção (Ex 20:20). 
3- Adoração - arma tremendamente poderosa. O inimigo se retirou diante da adoração de Jesus. Sua confissão de que somente Deus é digno de adoração mostrou que nada mais atrai o coração do verdadeiro adorador do Senhor, a não ser o próprio Deus. A adoração verdadeira é a mais eficaz arma de vitória do cristão. Devemos atentar para o fato de que o primeiro mandamento é adoração ao Senhor (Mc 12:29-30).  (Gideões24h)