1 2 3 4

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: O povo obedecia a Deus por algum tempo e,  depois, afastou-se dele. Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse.  Quando o povo se arrependia e pedia libertação,  Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos.‘ O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores. 
Da vida dele, podemos aprender muito. Quando Deus pediu a Gideão que reunisse homens para guerrear contra os midianitas, Gideão chamou 30 mil homens. "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." Mateus 22:14 
Na historia de Gideão existem 3 grupos de pessoas e se nos olharmos para a igreja dos dias atuais veremos que existem também três grupos de pessoas na igreja, os covardes, os desatentos e os valentes. Escolha estar entre os valentes! Assim como Deus chamou Gideão, ele me chamou e te chama também! Se neste ano de 2011, você esteve em outro grupo, para o próximo ano que chega... Escolha estar entre os valentes! Coloque suas expectativas no Senhor e seja um valente do seu exército!!
Vamos analisar estes 3 grupos:
1° grupo: "os Covardes"
"E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram." Juízes 7:2-3 
A primeira lição que aprendemos neste texto é que Deus não trabalha com multidões, Ele também não trabalha com quem faz as coisas por obrigação.
Havia ali com Gideão 32.000 pessoas, das quais 22.000 estavam ali por obrigação. Não estavam porque amavam a Deus, ou a nação de Israel, mas estavam ali porque era obrigação deles.
Esta maioria de pessoas que estavam ali só por obrigação foi logo de cara descartada por Deus. Quando Deus mandou Gideão mandar voltar pra casa os covardes 22.000 homens retornaram na hora. 
Deus te deu autoridade para pisar na cabeça de satanás, e você não cumpre seu chamado!
Quantas pessoas na igreja fazendo as coisas só por obrigação! 
Vem à igreja por obrigação, por ser obreiro pensando em não perder o cargo! Pensando no que os outros irão pensar, vem se esconder dentro da igreja! Ou estão se vendendo para o inimigo por uma fofoca! Quantos se vendem por um prato de lentilhas (Gênesis 25:34)! 
Deus não quer nada forçado! Por obrigação, o apostolo Paulo dizia: "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada." 1 Coríntios 9:16-17
Deus quer pessoas para fazer sua vontade, mas pessoas dispostas e corajosas. O Senhor ama todos, mas, gosta mais das pessoas alegres! Sabem por quê?
Porque é ruim trabalhar com covarde, ele puxa para trás, tem medo, desanima a turma, diz que as coisas não vão dar certo, é pessimista, está sempre cansado e dá no pé nas horas mais impróprias da batalha, quando o líder está precisando dele. De que adianta uma igreja lotada de covardes? Vale mais 1 cabeça que 100 caudas!
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:8
Diga bem alto: “Senhor eu não quero mais ser covarde! Eu rejeito a covardia, em nome de Jesus, quero ser um valente do Senhor”. 
Deus é contigo, confie, faça tudo que Ele te mandar!
2°  grupo: "os Desatentos"
"E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas." Juízes 7:4-6
O 2° grupo é composto por pessoas que se dispuseram a ir para a luta, mas estão desatentos, não estão vigilantes e continuamente são enganados pelo diabo e caem em pecado ou em tentação. Não esta atento a voz de Deus, o valente vigia, o valente esta sempre com a espada na mão!
O Desatento é aquele que tem uma vida cristã de altos e baixos! O desatento não enxerga o que precisa ser feito, não se dá conta das coisas que estão acontecendo ao redor e perde a bênção! Você pode ter perdido muitas bençãos por desatenção neste ano de 2011, mas, comece hoje a vigiar!...Comece o próximo ano vigiando com a espada na mão!
Diga bem alto: “Senhor eu não quero ficar desatento! Em nome de Jesus, quero ser um valente do Senhor”. 
2°  grupo: "OS VALENTES"
"E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar." Juízes 7:7
Deus se alegra com aqueles que passam pela prova dando "Graças e Glórias a Deus"
Vencem os escolhidos, por que sabem que a força é do Senhor! Escolhido é aquele que conhece mais a Deus e é conhecido por Ele. Não são muitos, são poucos, mas são suficientes! Dos 32 mil que saíram com Gideão só 300 faziam parte do grupo dos valentes. E você é um VALENTE do Senhor! Você faz parte da elite, da nata, você é a menina dos olhos de Deus! 
Deus vai humilhar seus inimigos, assim como fez com os midianitas! Gideão e seus homens, venceram com trombetas e vasos de barros Juízes 7:16-21.
Como Filho de Deus acabe o ano com a cabeça erguida! Sabendo que a vitória vem do Senhor! Nunca esqueça forte não é você, forte é Deus! El-Shadday "Deus Todo-Poderoso"
Assuma a valentia, e seja como os heróis da fé que "pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas," Hebreus 11:32 -34
Continue na luta Amado! Empunhe a espada e vá a luta com o Senhor! Entre para o exercito do Senhor, tenha expectativas nEle para o próximo ano!
Diga bem alto: “Senhor eu quero estar atento, vigiando empunhando sua espada! Em nome de Jesus, quero ser um valente no exército do Senhor!”
Pastor Luciano Alemão, Bola de Neve 18/12