1 2 3 4

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada. 2 Samuel 15:13-14
E todos os seus servos iam a seu lado, como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram de Gate a pé, caminhavam diante do rei. Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta-te, e fica-te com o rei, porque és estrangeiro, e também desterrado de teu lugar.
Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde puder ir; volta, pois, e torna a levar teus irmãos contigo, com beneficência e fidelidade. Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o SENHOR, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor. 2 Samuel 15:18-21 
Eis que também Zadoque ali estava, e com ele todos os levitas que levavam a arca da aliança de Deus; e puseram ali a arca de Deus, e subiu Abiatar, até que todo o povo acabou de passar da cidade. Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; 2 Samuel 15:24-25 
E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar. E aconteceu que, chegando Davi ao cume, para adorar ali a Deus, eis que Husai, o arquita, veio encontrar-se com ele com a roupa rasgada e terra sobre a cabeça. E disse-lhe Davi: Se passares comigo, ser-me-ás pesado. Porém se voltares para a cidade, e disseres a Absalão: Eu serei, ó rei, teu servo; bem fui antes servo de teu pai, mas agora serei teu servo; dissipar-me-ás então o conselho de Aitofel. E não estão ali contigo Zadoque e Abiatar, sacerdotes? E será que todas as coisas que ouvires da casa do rei, farás saber a Zadoque, e a Abiatar, sacerdotes. 2 Samuel 15:32-35
E passando Davi um pouco mais adiante do cume, eis que Ziba, o servo de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, com cem cachos de passas, e cem de frutas de verão e um odre de vinho. E disse o rei a Ziba: Que pretendes com isto? E disse Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para se montarem neles; e o pão e as frutas de verão para comerem os moços; e o vinho para beberem os cansados no deserto. 2 Samuel 16:1-2 
Neste texto vemos o amor que Davi recebeu através de seus amigos! Deus usa os amigos para suprirem sua necessidade espiritual, emocional e física. Se existe algo que possa medir o teor de transformação com Jesus, é a capacidade de fazer amigos! Deus estabeleceu o Reino através de amigos. Jesus ficou 3 anos em seu Ministério terreno e neste tempo passou fazendo amigos. Precisou de 12 homens que concordaram em andar verdadeiramente como amigos. "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." João 15:15 Deus precisa de amigos... "E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." Tiago 2:23 "Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;" Isaías 41:8 Quanto mais nós...
O amigo que vai te encontrar na hora da crise. É algo inevitável passarmos por crises, seja na vida pessoal, no Ministério, financeira, em algum momento você passará por uma crise, a prova é para te provar! e o sucesso na crise dependerá de suas reações durante ela! 
O Senhor sempre vai te levar pessoas para te ajudar. Precisamos aprender a cultivar amigos! Celebre as pessoas que te amam, que gostam de você de verdade com as grandezas corruptíveis. E aprenda a afastar-se de todos aqueles que falam mal de ti, que te traíram, aprenda a separar-se desses!
Aqui vemos que mesmo se for o teu filho, irmão que te trair, Deus levantará homens para te consolar, primeiro levantou Itai, o estrangeiro, para ativar o Espírito de Davi, demonstrando que Davi não estava só naquele momento, dando conforto ao Espírito dele. Toda vez que Davi olhava para Itai via como Deus é bom!
Depois veio Husai, o arquita, um amigo de influencia, que poderia ajuda-lo, confortando assim os sentimentos de Davi. E então Ziba, o servo de Mefibosete, que mesmo correndo risco de vida trouxe-lhe mantimentos. Celebre teus amigos com as riquezas corruptíveis. Pois estes são riquezas incorruptíveis, eles irão te ajudar na hora da crise! Aprenda que você precisa de amigos como precisa de Deus!
Deus precisa que vocês sejam amigos uns dos outros! A amizade é o maior principio de estabelecimento do Reino. Você precisa entender que Deus vem buscar o povo que caminha em amizade!
Ore pelos seus amigos, quando Jó orou pelos seus amigos sua sorte foi mudada. “ Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; E Deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía.” Jó 42:10 
Amizade é um princípio muito importante. "E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos." Lucas 16:9
" O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15:12-14 
O Evangelho é pratica! O amor você constrói, você decide amar as pessoas, amizade você constrói! "Quando os membros de nossas igrejas demonstrarem o fruto de verdadeira piedade, imediatamente encontraremos pessoas perguntando qual a árvore que produz esse fruto" Charles H. Spurgeon.
Viver o verdadeiro amor benigno de 1 Coríntios 13:4, é uma decisão! Desenvolva seus relacionamentos com amor! o Evangelho é pratico!
 Pr. Felipe Vilela, Bola Barra Velha, 09/02/2012