1 2 3 4

segunda-feira, 12 de março de 2012

"Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia" Mateus 26:32 "Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse." Marcos 16:7 "E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus." João 21:4 
Pedro caminhou com Jesus durante 3 anos e meio, mesmo que oscilante, andou sobre as águas com Jesus, testificou que Jesus era o Filho de Deus: "Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" Mateus 16:15-18 Pedro participou também da preparação da Santa Ceia, viu Jesus no momento de transfiguração e glória. Mateus 17:2-3 Pedro sabia quem era Jesus e disse que jamais o negaria"Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei." Mateus 26:33-35
Quando os soldados romanos, liderados por Judas Iscariotes e pelos principais sacerdotes, prenderam a Jesus, Pedro sacou sua espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote João 18:10. A valentia de Pedro era absolutamente carnal. Entrou na batalha errada, com armas erradas e a motivação errada. "Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?" João 18:11 E Jesus é levado pelos soldados ,  e afastado de Pedro. Que se decepciona, porque estava só, porque tinha largado tudo para estar ao lado de Jesus, sua valentia tornou-se covardia. Seu compromisso de ir com Jesus para a prisão e a morte foi quebrado. Sua fidelidade incondicional ao filho de Deus começou a enfraquecer. Ele estava vendo aquela situação pela carne. 
Muitas vezes nos frustramos por olhar as situações pela carne, esquecemos oque a Palavra nos fala: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" Romanos 8:28. Pensamos que só fazemos o bem, coisas para o bem e que nada de bom acontece! Muitas vezes somos como Pedro. Mostramos autoconfiança, não oramos, somos precipitados e, seguimos a Jesus de longe. Mas graças a Deus, Ele não desiste de nós, assim como não desistiu de Pedro.
Mais tarde, quando ele nega por três vezes Jesus, o galo canta pela terceira vez, Pedro  lembra das palavras de Jesus e chora amargamente. Ele acha que tudo acabou, que seu ministério, sua história com Jesus termina ali. E retrocede, volta para seus afazeres de pescador. Muitas vezes, depois de um problema, de uma decepção, voltamos a fazer oque fazíamos antes de conhecer Cristo!  Deus tem prazer em te abençoar! Ele te abençoa antes de te chamar, te dá tudo e depois te diz, larga tudo e vem, segue-me! Ele deu muitos peixes à Pedro em suas redes, e depois disse larga tudo e segue-me. Ele quer que você confie nEle!
O anjo faz questão de que a mensagem da ressurreição seja entregue a Pedro:  “Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.” Marcos 16. 7. Quando as mulheres lhe deram a notícia da ressurreição e que o anjo o havia mencionado pelo nome. Talvez Pedro tenha pensado: “Jesus me perdoou? Eu vou servi-lo novamente? Mas eu o neguei!  Pedro arrependeu-se de seu pecado. Tudo isso aconteceu para que Pedro amadurecesse. 
Jesus não desistiu de Pedro! "Depois disto manifestou-se Jesus outra vez; Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. "E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. E, depois de terem jantado, disse Jesus pergunta por três vezes a Pedro: Tu me amas? " João 21:4-15 Jesus confia uma missão especial a Pedro: Pastorear suas ovelhas. Aquilo que que tinha negado, que tinha perdido, é restituído! 
"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, "Atos 1:4 E Pedro ficou em Jerusalém aguardando a promessa "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Atos 1:5 "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, todos foram cheios do Espírito Santo," Atos 2:1-4. Pedro passou a pregar com autoridade. Ele experimentou o poder de Jesus em sua vida mais uma vez. Serviu o Senhor com vigor renovado. Pregou e milhares de pessoas foram salvas.
Talvez você se sinta como Pedro, negando Jesus. Negando Jesus por palavras ou ações.  Você tem chorado amargamente. Deus tem visto suas lágrimas Ele esquadrinha nossos corações, ouve sua oração de arrependimento! Ele vai renovar o teu espírito.
Italo Augusto David, Bola Barra Velha, 11/03/2012