1 2 3 4

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Pregação embasada nos Livros de Esdras e Neemias do AT, Período: AT vai de 536 a 425 AC (cerca de 2500 anos atrás). Quando o povo de Israel volta de um período de exílio de 70 anos , na Babilônia.
Estudar estes livros porque: Há coisas e princípios relacionados com a natureza humana que são os mesmos, seja há 2.500 anos atrás, seja agora. 
Temas atuais que encontramos neste livros: 
· Alguns princípios de liderança (como motivar pessoas para realizar alguma coisa face a um desafio); 
· Como escolher pessoas para trabalhar ou participar de um empreendimento; 
· Como negociar para conseguir apoio em um projeto; 
· Como reagir ou se contrapor quando temos oposição a um projeto que realizamos; 
· Como planejar; 
Pano de fundo histórico correspondente (É importante considerar não só o texto, mas o contexto) 
· Os exilados voltam em três grupos. Os primeiros voltam sob a liderança de Zorobabel (Esdras Cap. 1 a 6). 
· A cidade de Jerusalém, que havia sido destruída quando da conquista pelos babilônicos e início do exílio, passa a ter sua reconstrução ansiada e desejada pelo povo judeu. 
· A reconstrução do templo demora 15 a 20 anos para terminar. Mais tarde outro grupo volta à Jerusalém, agora liderado por Esdras (Esdras Cap 7 a 10). Quando Esdras chega à Palestina, encontra o povo em condições muito ruins, do ponto de vista espiritual e moral. Ele inicia então, um ministério amplo de ensino. 
· Finalmente, um terceiro grupo de exilados volta sob a liderança de Neemias. Neemias vai atuar na reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém, na instrução do povo e na consolidação de todo esse projeto de reconstrução. 
Porque Deus permitiu que o templo fosse destruído? Porque permitiu que o povo fosse levado cativo e só voltasse 70 anos depois? 
Podemos identificar pelo menos um bom motivo para Deus ter permitido o exílio dos judeus: A idolatria. Pra o povo perceber que Deus não morreria com a destruição do Templo. Foi uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Foi uma oportunidade de reconstruir, principalmente, uma percepção de Deus. 
Assim como acontece conosco, muitas vezes somos levados a algum tipo de exílio, crise ou proção. Se formos sábios e buscarmos a presença e orientação de Deus, Ele nos auxiuliará a retornar à nossa terra prometida e nos ajudará a reconstruirmos o templo do nosso relacionamento com Ele, a reconstruir as ruínas e as muralhas de nossa vida pessoal, e restaurarmos nossa saúde, a resolver nossa dor, reconstruir nosso emprego, nossos relacionamentos partidos e nossas emoções. 
Palavras-chave síntese dos livros de Esdras e Neemias: Construir ou Reconstruir 
Quem de nós não tem algo na vida para construir ou reconstruir? 
Esdras e Neemias nos ensinam: Como liderar a nossa vida e como construir os nossos projetos. 
Além das casas e construção em geral, havia o plano de rconstrução do templo e das muralhas da cidade, essenciais naquela época, para a segurança daquele lugar. Os judeus, estabelecem como prioridade a restauração do culto e a reconstrução do templo. 
Qual deve ser a nossa prioridade? Os bens materiais? Os estudos? A saúde? A profissão? Nosso relacionamento com Deus? 
A Nossa prioridade deve ser: colocar o Deus Criador do Universo, como a base e o fundamento da nossa vida. 
(João 15: 7) “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito” . (Se, conjunção que estabelece uma condição) 
Deus é uma pessoa que pode se relacionar conosco, que também somos pessoas. O importante é que tenhamos esse relacionamento como prioridade na construção da nossa vida e na realização dos nossos planos e projetos. 
Em carta ao rei Artaxerxes, da Pérsia a quem a Palestina estava politicamente subjugada, alguns opositores afirmam falsamente que os judeus pretendiam reconstruir Jerusalém para poderem se insurgir contra o rei. 
A reconstrução do templo é suspensa por algum tempo (o projeto sofreu oposição). Muitas vezes encontramos diante de nós, situações de oposição. Muitas vezes até em projetos que temos certeza que é da vontade de Deus, que se realize e algo nos impede de continuar: doença, falta de dinheiro... Se nossos projetos estiverem colocados nas mãos de Deus, ou seja nossa vontade e nossos planos estiverem de acordo com a vontade de Deus, Ele conduzirá as coisas de forma correta e no tempo oportuno. Não devemos ficar desanimados com os percalços e a oposição aos nossos projetos e planos. Devemos avaliá-los e ajustá-los para que sejam projetos e planos de Deus e não apenas nossos e, devemos confiar que Deus nos mostrará a solução. Poderá ser até mudar o projeto ou esperar algum tempo para retomá-lo, mas Deus nos mostrará o caminho. 
Perigo de falsos amigos, jeitinho, subornos.... Artaxerxes foi substituído por Dario. Deus inspira os profetas Ageu e Zacarias para que animassem o povo a se esforçar e terminar o templo. Zorobabel e Josué, líderes administrativos do povo entendem a mensagem de Deus e a reconstrução recomeça 23 dias após o apelo dos profetas. 
Algumas vezes Deus nos chama para realizarmos ou concluirmos algum projeto Dele. Como está a nossa disposição? Como será nossa resposta ao convite de Deus? Vamos deixar para depois aquilo que Deus quer que façamos agora? Ou vamos agir prontamente? 
Deus está sempre realizando algum projeto e Ele sempre procura engajar pessoas nesses projetos, pessoas que têm disposição de reagirem positivamente a um convite de Deus. O ideal é que nossos projetos sejam parte dos projetos de Deus. 
Oportunidades para dar testemunho, falar de Jesus, é a oportunidade que Deus está nos dando para Reconstruir a vida daquela pessoa. 
NÃO IMPORTA O TAMANHO DO PROJETO, MAS SIM A NOSSA DISPOSIÇÃO DE NOS ENVOLVERMOS. 
A tentativa de impedir a reconstrução do templo, foi transformada por Deus, para assegurar mais recursos ainda para que o projeto fosse concluído. Os inimigos da reconstrução mandam uma carta a Dario, para embargar a obra. O resultado é exatamente o contrário (Esdras Cap.6) Dario reconhecia que Deus era mais poderoso que ele e se propõe a se engajar em um de seus projetos. ( Deus chamando uma pessoa para se engajar em um de seus projetos). Em vez de embargar a obra, autoriza a construção, envia recursos e ainda de quebra, estabelece a pena de morte a quem se opusesse àquele projeto. 
Foi uma reviravolta, porque Deus havia prometido que o templo haveria de ser reconstruído. E, PROMESSA DE DEUS NÃO FALHA. PODE ATÉ NOS PARECER QUE DEMORA A ACONTECER, POIS O TEMPO É DE DEUS E NÃO NOSSO, MAS CERTAMENTE O QUE DEUS PROMETE, ELE CUMPRE. 
Já haviam se passado 60 anos e, agora ESDRAS lidera a chegada do segundo grupo , de cerca de 7 mil pessoas. Desfio: reconstruir os muros ( o templo já havia sido reconstruído) e de normalizar toda uma vida nacional que havia sido desmontada quando da conquista dos babilônicos. Grande tarefa de reconstrução, de desafios de liderança, persistência, combate à oposição e busca de uma vida feliz e próspera. 
Esdras era um comissário encarregado de cuidar das questões jurídicas. Funcionava como um conselheiro para os assuntos referentes ao povo judeu e era Competente. 
Esdras era um escriba, perito nas Escrituras Sagradas, e apto a ensiná-la. Era também um homem comprometido com Deus. 
Se você for comprometido com Deus, Ele as estará usando para a realização de seus propósitos. Esdras era competente em sua profissão e foi usado por Deus para reavivar todo o povo de Israel. 
Esdras era um homem de caráter , além de competente. Não basta apenas saber fazer as coisas bem feitas, fazer certo. O importante é fazer certo a coisa certa. Que adianta fazer certo a coisa errada? 
Antes de partir da Pérsia para a Palestina, Esdras planejou cuidadosamente sua viagem que lhe tomaria cerca de 4 a 5 meses. 
Muitas famílias levitas haviam desenvolvido uma boa situação econômica na Babilônia e tendiam a não abrir mão desta conquista pessoal para voltar para Jerusalém. 
O que vale mais, as coisas materiais que acumulamos ou nosso relacionamento com Deus? 
Muitas vezes pode-se ter os dois . Elas nem sempre são antagônicas. Mas com certeza, sempre haverá momentos em que teremos que decidir deixar nosso conforto da Babilônia, talvez com muito pouco compromisso com as coisas de Deus, para voltarmos à Jerusalém dos desafios, das mudanças e do compromisso com Deus e seus propósitos que Ele tem para cada um de nós. 
Você está disposto, como Esdras, a colocar a sua competência nas mãos de Deus? A colocar seus planos e propósitos dentro dos planos e propósitos de Deus? A ceder parte de seu conforto material da Babilônia pessoal por um desafio espiritual em Jerusalém? 
Queira Deus que você possa ser vitorioso como Esdras o foi. E que possa afirmar como ele o fez no (Esdras capítulo 8:31) .... “Ele nos livrou das mãos dos inimigos, e dos que nos armavam ciladas pelo caminho”. 
Presb. Maria Helena, Bola Barra Velha, 24/05/2012