1 2 3 4

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A salvação é a maior bênção que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experiência espiritual. A salvação é o tema central da Bíblia. Todo cristão deve conhecê-la bem e falar dela aos que ainda não aceitaram a Cristo, para que também sejam salvos. Você precisa saber também, que a sua salvação custou um alto preço: o sangue de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus (João 1.29), imolado pelos nossos pecados, na cruz do Calvário, conforme a profecia de Isaías 53.4-7; porém aos homens foi concedida graciosamente, segundo a misericórdia infinita de Deus. Jamais você pagaria tal resgate para a sua salvação, pois ela não depende de qualquer mérito humano, nem de boas obras. Efésios 2.8,9. 
A princípio, pode-se afirmar que a salvação é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, que livra o homem da condenação eterna, causada pelo pecado. Efésios 1.7;2.1. A salvação é: 
1. Um ato soberano de Deus. A salvação é um ato da soberana vontade de Deus, que em seu Filho nos reconciliou consigo mesmo. 2 Coríntios 5.18,19 diz: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os pecados...". Observe que a salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado. Leia Romanos 3.10,11,23. Ela é ecida à todos, sem exceção. Em Cristo, todos podem ser salvos, libertos do pecado, tornando-se assim, filhos de Deus. Leia João 1.12. 
2. Um ato da infinita misericórdia de Deus. Você aprendeu que a salvação é um ato soberano do Senhor, porque só Ele pode salvar. É, também, um ato da infinita misericórdia de Deus, porque é dada graciosamente, mediante a fé, e não através dos nossos próprios méritos ou boas obras. 
O próprio Criador tomou a decisão de reconciliar consigo o homem, que pela desobediência, havia se afastado dele, tornando-se escravo do pecado e inimigo de quem o criara. 
São três os aspectos da salvação: 
1. Justificação."Como se justificaria o homem para com Deus?" (Jó 9.2). O homem, morto em seus delitos e pecados, não tinha como justificar-se perante o Todo-Poderoso. Porém, mediante a morte expiatória e substitutiva de Jesus, tornou possível a justificação do transgressor. Como é possível isto? Veja: Justificação é um termo judicial que lembra um tribunal, onde Deus, o Supremo Juiz, absolve o pecador das suas transgressões e o declara justo, isto é, justificado. Desta forma, Deus, o ofendido, reconcilia consigo mesmo o homem, o ofensor. 
O que o homem não pôde fazer Deus o fez por ele. A justiça de Cristo, o Justo, é concedida ao ser humano, mediante a graça divina (Romanos 5.17-19). 
2. Regeneração. Trata-se de uma mudança de condição: antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do diabo; agora feito justo, pela justiça de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da família divina, adotado como filho de Deus (João 1.12). 
O homem, morto em seus delitos e pecados, nasce de novo. Este novo nascimento é efetuado pelo Espírito Santo em seu interior, mediante o arrependimento e a fé na graça divina (leia João 3.3-8) O termo ilustra uma cena em família, da qual o transgressor fora banido, tornando-se inimigo dela. Mediante o seu arrependimento e o consequente perdão, ele é restaurado ao convívio familiar. 
3. Santificação. Uma vez restaurado à comunhão com Deus, o homem abandona as práticas pecaminosas do passado e separa-se (santifica-se) para o serviço do Senhor. A santificação é um ato do Espírito Santo, no interior do cristão, que se reflete nos seus atos exteriores (leia o que afirma a Bíblia em 2 Coríntios 5.17). Portanto, justificação, regeneração e santificação são os três aspectos simultâneos da salvação plena em Cristo Jesus. 
Pode-se, então afirmar, que os resultados da salvação resumem-se em: 
a. Possuir uma fé viva em Cristo (Gálatas 2.20; 3.11) 
b. Obter vitória sobre o mundo e o pecado (1 João 5.4,5); 
c. Tornar-se membro da família de Deus (Efésios 2.19). 
Texto fundamentado em aula Salvação do mergulhando na Palavra