1 2 3 4

sábado, 2 de junho de 2012

A CRUZ DE CRISTO SE TRANSFORMOU NA PODEROSA SALVAÇÃO DE DEUS PARA NÓS PECADORES
Na cruz, Jesus com os braços estendidos como num tremendo abraço, apoderou-se de nossa vidas em ruínas e, por seu poderoso ato de amor, condenou a hostilidade da morte, libertando os cativos.
Eis, portanto, a centralidade, a esfericidade, a crucialidade da Cruz (o amor sacrificial de Deus em Cristo) na partilha das Boas Novas com o mundo (Evangelização) que ele mesmo criou.
A cruz é a mensagem da evangelização. Não existe fé cristã sem cruz. O cristianismo nasceu na cruz. Foi o amor na Cruz do Calvário que rompeu todas as barreiras do orgulho cultural, nacional, racial e intelectual, as quais sufocam as aspirações religiosas com polarizações humanísticas (antropocêntricas).
A Cruz destaca a desesperada necessidade moral do homem.
A Cruz destaca a seriedade com que Deus tratou nossos pecados.
A Cruz é a forma motivadora da evangelização. É pela luz da Cruz que as escamas caem de nossos olhos, e começamos a enxergar a maravilha do seu incrível amor de redenção, e a completa desgraça de nossa pecaminosidade.
A Cruz é a inspiração da evangelização. A Cruz é a carne, os ossos e a batida de coração da evangelização. Se desviar-se dessa pulsação vital, o que restará da evangelização será, inevitavelmente, um exercício estéril de declarações de fé, todas habilmente elaboradas mas sem vida, e destituídas de poder para curar vidas e relações rompidas.
A Cruz o preço da evangelização. De acordo com o relato bíblico, as Boas Novas se converteram em realidade viva e prática para nós, homens, quando aquele que era igual a seu pai "esvaziou-se" de toda glória, a fim de vir partilhar nossa humanidade. "O poder regenerador do perdão depende do seu preço". (James Denney)
A Cruz é a força de unificação da evangelização. Somente através da visão constrangedora do Cristo crucificado, pode a igreja cristã arrepender-se das desafortunadas e enfraquecedoras divisões e divisibilidade de suas fileiras, do desperdício de sua força humana e da corrosiva dispersão de seus materiais. É preciso ter uma visão nova das palavras de nosso Senhor: "Aquele que poupa perde" mas "o que abre mão ganha". 
A Cruz é a força atrativa da evangelização. É o próprio Senhor Jesus quem atraiu a atenção de seus discípulos perplexos, ao fim de seu ministério físico, como está registrado no Evangelho de João (JO. 12.32): "...e eu, quando for levantado na terra (cruz), atrairei todos a mim mesmo".
Não foi por acaso que Paulo disse: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gálatas 6:14