1 2 3 4

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Na versão mais antiga da Bíblia, lemos: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”Provérbios 4.23 E, na NTLH lemos: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. 

A palavra coração era usada para designar a sede dos pensamentos, dos sentimentos e da vontade... tudo aquilo que hoje atribuímos ao cérebro, no passado era atribuído ao coração. Mas ainda hoje costumamos falar do coração como sendo a parte dos nossos sentimentos, nossas emoções, pensamentos e vontade. Por exemplo, você está apaixonado, qual é o símbolo desse sentimento? ...o coração! Quando você tem que fazer uma coisa mas está faltando vontade, o que você diz? ...”meu coração não está pedindo!”

Lemos em Jeremias 17:9-10 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." 

Então veja: o que este provérbio está fazendo é se referir à sede dos nossos desejos, dos nossos pensamentos e sentimentos. Por isso que na NTLH, ao invés de ler “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”, o que se lê é: “Tenha cuidado com o que você pensa”. O coração aqui é a central, é a sede, dos nossos propósitos, desejos, determinações e sentimentos. E o que mesmo a Bíblia está mandando fazer com o coração? ...guardar. O conselho da Bíblia então, é para que você vigie o seu coração, isto é, para que você vigie a sede dos seus pensamentos, dos seus sentimentos, das suas vontades.

Jesus comparou o coração a um tesouro que pode ser bom ou mau.
Se o coração é bom, então, é o bom tesouro e dali, a pessoa vai tirar coisas boas e corretas... mas se o coração é mau, dali a pessoa tira coisas ruins e erradas. Mt 12.35: “A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más”. E note que Jesus falava do coração, v.34.

E, por qual razão devemos guardar o coração?
É porque, a Bíblia diz neste provérbio, que “...a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”... a Bíblia fala que do coração “procedem as saídas da vida”.
E tomado como sede do pensamento, da vontade e do sentimento, nosso coração é a fonte do comportamento, das palavras e das reações. Para guardar o coração é preciso que você tenha temor por Deus, fazendo o que está escrito em Pv 3.5: “Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência”.

Para guardar o coração é preciso estudar a Bíblia, a Palavra de Deus... colocar a Palavra de Deus dentro do coração para obedecer, conforme lemos do salmista ter feito: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

O apóstolo Paulo deu um conselho sobre o que colocar no coração, coisas sobre as quais pensar, porque delas irão jorrar bons comportamentos, boas ações, sentimentos e desejos corretos. Ele escreveu "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8