1 2 3 4

domingo, 14 de outubro de 2012


Participar da Santa Ceia do Senhor é um grande privilégio à todo o cristão. Quando fazemos isso com sinceridade e adoração, estamos renovando os nossos votos de fidelidade para com o Senhor.
          Antes da sua morte, Jesus serviu a ceia aos seus discípulos. Esse momento foi de valor singular na vida da igreja que estava prestes a nascer. Nesse dia, o Senhor deu conselhos para a eternidade. O clima era de despedida, os discípulos não estavam entendendo muita coisa. Mas, foi nesse momento que Ele fez uma das maiores promessas para a sua igreja: “Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que hei de beber, novamente convosco, no reino de meu Pai”. (Marcos 14.25).
          Os ingredientes da Ceia; o pão, que simboliza o corpo de Jesus; e o vinho, o suco de uva que simboliza o sangue do nosso Salvador, nos fazem lembrar de suas promessas, principalmente quando Ele diz que voltará: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.” (João 14.18,19).
          Essa celebração proporciona uma maior comunhão entre os irmãos, e ao mesmo tempo alimenta a igreja com um alimento espiritual especial, através da ação do Espírito Santo. O cristão não deve jamais abrir mão de não participar da Santa Ceia do Senhor. Pois, a Bíblia é uma espada de dois gumes. Ela diz: “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”. (I Coríntios 11.29-31). Entretanto, observe o que a Bíblia diz em outro texto: “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”. (João 6.53). O que fazer então? Cada um conserte-se com seus irmãos e principalmente com Deus, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
          Participar da Santa Ceia do Senhor, não deve ser um ato comum pra nenhum cristão sincero. "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”. (Isaias 55.3).