1 2 3 4

domingo, 2 de dezembro de 2012

A última Páscoa e a primeira ceia. No Evangelho de Lucas 22.14 a 20, diz: “E, chegada à hora, pôsse a mesa para a ceia dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”. Observem que apesar das poucas horas que restavam para que o Senhor Jesus Cristo fosse entregue aos homens para ser atormentado, e ainda sob a égide da Lei, o Senhor Jesus quebrou a tradição e o paradigma da celebração das festas da Páscoa, e junta a seus apóstolos, celebrou e instituiu ali a primeira ceia, e recomendou: “Fazei isso em memória de mim”. Esta celebração não ocorreu nos padrões da páscoa dos judeus, com abundância de alimento e bebida, mas com um pequeno pedaço de pão e um cálice de vinho. E distinguiu: O pão é o meu corpo, que por vós é dado, e o vinho é o cálice do Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Esta não é a única consideração a ser feita em relação a ceia;

I. Consideramos o nosso relacionamento com o próximo. No evangelho de João 13.3, 4, 5, 12 a 17, a Palavra diz: “E, acabada a ceia; sabendo Jesus que havia saído de Deus e com a certeza que para Deus voltaria; levantou-se da ceia, tirou os vestidos, tomando uma toalha cingiuse. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos seus discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Depois que lhes lavou os pés, tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez a mesa, e disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu sou. Ora se eu Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as fiz.”

II- Consideramos o nosso relacionamento com a família da fé. Uma lição de unidade “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu Amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. (João 13.34,35). A Santa Ceia nos lembra que Cristo morreu na cruz do calvário para que fôssemos “um só corpo”. Jesus disse: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também vos amei.”

III- Consideramos nosso relacionamento com Deus. Celebrar a Santa Ceia está relacionado à pratica da fé na Palavra de Deus, à esperança da glorificação, que será consumada na ressurreição. “Anunciais a morte do Senhor até que Ele venha. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo convosco no reino de meu Pai”. (Mateus 26.29.)
lagoinha.com