1 2 3 4

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


A esperança não é o que você espera; é algo com qual você nunca sonha... É Abraão ajustando seus óculos para conseguir ver não seu neto, mas seu filho... A esperança não é desejo garantido ou um favor realizado; não, é mais que isso! É uma dependência louca e imprevisível de um DEUS que adora nos surpreender e aparecer em carne para conhecer nossa reação.

Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você. Gênesis 26:24

[Devocional de autoria do Pr. Max Lucado, extraído do livro "365 Bençãos"] 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Na versão mais antiga da Bíblia, lemos: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”Provérbios 4.23 E, na NTLH lemos: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. 

A palavra coração era usada para designar a sede dos pensamentos, dos sentimentos e da vontade... tudo aquilo que hoje atribuímos ao cérebro, no passado era atribuído ao coração. Mas ainda hoje costumamos falar do coração como sendo a parte dos nossos sentimentos, nossas emoções, pensamentos e vontade. Por exemplo, você está apaixonado, qual é o símbolo desse sentimento? ...o coração! Quando você tem que fazer uma coisa mas está faltando vontade, o que você diz? ...”meu coração não está pedindo!”

Lemos em Jeremias 17:9-10 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." 

Então veja: o que este provérbio está fazendo é se referir à sede dos nossos desejos, dos nossos pensamentos e sentimentos. Por isso que na NTLH, ao invés de ler “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”, o que se lê é: “Tenha cuidado com o que você pensa”. O coração aqui é a central, é a sede, dos nossos propósitos, desejos, determinações e sentimentos. E o que mesmo a Bíblia está mandando fazer com o coração? ...guardar. O conselho da Bíblia então, é para que você vigie o seu coração, isto é, para que você vigie a sede dos seus pensamentos, dos seus sentimentos, das suas vontades.

Jesus comparou o coração a um tesouro que pode ser bom ou mau.
Se o coração é bom, então, é o bom tesouro e dali, a pessoa vai tirar coisas boas e corretas... mas se o coração é mau, dali a pessoa tira coisas ruins e erradas. Mt 12.35: “A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más”. E note que Jesus falava do coração, v.34.

E, por qual razão devemos guardar o coração?
É porque, a Bíblia diz neste provérbio, que “...a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”... a Bíblia fala que do coração “procedem as saídas da vida”.
E tomado como sede do pensamento, da vontade e do sentimento, nosso coração é a fonte do comportamento, das palavras e das reações. Para guardar o coração é preciso que você tenha temor por Deus, fazendo o que está escrito em Pv 3.5: “Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência”.

Para guardar o coração é preciso estudar a Bíblia, a Palavra de Deus... colocar a Palavra de Deus dentro do coração para obedecer, conforme lemos do salmista ter feito: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

O apóstolo Paulo deu um conselho sobre o que colocar no coração, coisas sobre as quais pensar, porque delas irão jorrar bons comportamentos, boas ações, sentimentos e desejos corretos. Ele escreveu "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


E nós conhecemos (compreendemos, reconhecemos e temos consciência, pela observação e pela experiência) e cremos (dependemos, confiamos e nos apoiamos) no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece (e prossegue) no amor permanece (e prossegue) em Deus, e Deus, nele. 1 JOÃO 4.16
A maioria das pessoas consegue crer que Deus as ama se elas pensam que merecem isso. O problema surge quando você sente que não merece o amor de Deus e, contudo, precisa desesperadamente dEle. O amor de Deus por você é perfeito e incondicional. Quando você falha, Ele permanece amando você porque seu amor não é baseado em você, mas nEle. O pecado o separou de Deus, mas Ele o amou tanto que enviou seu Filho, Jesus, para morrer por você e para que Ele pudesse derramar seu grande amor sobre sua vida. Se você pode acreditar que Deus, que é tão perfeito, o ama, então pode acreditar que é digno de amor! Quando isso acontece, você pode aceitar-se a si mesmo de uma nova maneira que transformará sua vida. Você é especial, tem dignidade e valor. Creia nisso, receba isso e seja tudo o que você pode ser em Cristo.
Joyce Meyer

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito". Romanos 15: 20 e 21


Alcançar pelo poder do evangelho cada povo, tribo, língua e nação.

Fazer missões é abrir uma igreja no meio de um povo não alcançado a partir da cultura do país para onde se foi enviado e estabelecer uma liderança local capaz de assumir e dar continuidade ao trabalho iniciado.

Um dos princípios do trabalho de missões é preparar obreiros nativos para assumirem a liderança da igreja em seu próprio país, dentro de sua própria cultura. As vantagens deste princípio são incalculáveis: a ausência de barreiras transculturais, barreiras de idioma, costumes, além da dispendiosa e difícil questão dos vistos.

A partir deste princípio e ao lado das igrejas brasileiras que enviam seus missionários como apoio para MCM, que tem treinado obreiros locais dentro dos países: Afeganistão, Butão, Guiné Bissau, Índia, Israel, Myanmar, Moçambique, Nepal, Quênia, Somália, Sudão, Tibet, Turquia, Nordeste, Ribeirinhos (Alto e Baixo Amazonas) e Tribo Xavante no Brasil. 

Tribos é um setor da MCM que visa levantar pessoas e igrejas que vão se envolver no: Sustento de obreiros nativos, programas missionários, implantação de igrejas, materiais necessários para treinamento de obreiros nativos, bíblias na língua materna de cada povo, material de alfabetização, etc. Além de também estar a frente de toda comunicação, apoio logístico e burocrático necessário ao obreiro nativo ou obreiro brasileiro em outras nações. Você pode ser um parceiro do Tribos!

Seja vc tb um PARCEIRO da OFERTA DE RESGATE PELAS NAÇÕES 2012!

Participe do "CULTO DAS NAÇÕES" 11 de Novembro, na Bola de Neve Church Barra Velha

JUNTOS PODEMOS IR MAIS LONGE!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gideão surge em Juízes 6.11. Seu nome significa “lenhador” ou “cortador”. Um sentido secundário é “guerreiro”. Surge amedrontado, escondido, sacudindo e limpando trigo. Um anjo o encarrega de libertar o seu povo. De medroso ele passa a libertador. Esta é a primeira lição que aprendemos de sua vida: sem Deus, os obstáculos são enormes. Quando Deus entra em nossa vida, tudo muda. Só o poder de Deus pode transformar radicalmente uma pessoa e todo o seu contexto. A presença de Deus numa vida faz diferença.
“Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente” (Jz 6.11-12).
Duas expressões merecem atenção: (1) “O SENHOR é contigo” e “homem valente”. Nenhuma das duas parecia real. Não parecia que o SENHOR estava com Gideão e ele não era valente. Aprendemos algumas lições aqui:
(1) Deus nos vê a nós e a nossa realidade de maneira diferente da que vemos.
(2) Deus está conosco mesmo nos momentos em que não nos parece estar.
(3) Deus vê potencial em nós, potencial que nem nós mesmos enxergamos.
Somos pecadores, mas mesmo com os efeitos da Queda, somos imagem e semelhança de Deus. Temos potencial, arranhado pela queda e maculado pelas nossas limitações. Mas a Graça (Graça é Deus vindo a nós) nos socorre e nos capacita para tarefas e missões que ele nos outorga.
2. A DÚVIDA E A RESPOSTA
Está em 6.15-16: “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem”. Ele externa sua dúvida e sua insegurança. Deus lhe responde que vai usá-lo. A lição aqui é esta: Deus usa os fracos. O mundo cultua o poder e a força. Deus usa os fracos para derrubar os fortes porque ele fortalece a fraqueza dos que usa. Há uma advertência aqui: enquanto foi fraca, a Igreja de Cristo foi poderosa. Quando passou a cultuar o poder e se aliou a ele, ela enfraqueceu. Muitos, na Igreja de hoje, querem a força política, social e econômica. A força da Igreja está no poder de Deus que age nela. Não confundamos as coisas e não amemos o poder humano e secular. Nem ambicionemos poder espiritual. Seja nosso desejo que a glória de Deus se manifeste em nossa vida.
3. ASPECTOS DA VIDA DE GIDEÃO
(1) No tanque de espremer uvas (6.11). Estava trabalhando Deus nunca chamou ociosos. Todas as pessoas que Deus chamou estavam trabalhando. Está correto o provérbio que diz: “Quer que algo seja bem feito? Entregue a quem está ocupado!”. Trabalho não é maldição, mas disciplina e processo pedagógico. O trabalho não foi efeito da Queda, mas surge no Éden, pois o homem foi posto no jardim para trabalhar (Gn 2.15).
(2) Os altares. Há dois altares na vida de Gideão. Um ele fez (Jz 6.22-24). A compreensão de quem é Deus nos leva a erigir altares. Compreender mais de Deus nos leva a cultuá-lo. Traz impacto, reverência, temor. Como em Isaías 6.5 e Lucas 5.8. Nunca percam a reverência. Sejam tementes a Deus e à sua Palavra. O outro altar ele derrubou: Juízes 6.25. A lição aqui: derrube altares dos deuses falsos que se instalam em sua vida (os deuses Dinheiro, Sexo, Poder, Vaidades, Influência) e levante um altar ao Deus de verdade.
(3) A porção de lã (Jz 6.36-40). Choca-se com Mateus 4.7? Não. A seriedade de sua missão, que seria a grande missão de sua vida, exigia dele muita certeza. Deus não se ofendeu. Ele conhece nossas limitações. Quando tudo lhe foi confirmado, Gideão não relutou: Juízes 7.1 ( “Então…”). A lição aqui: tem convicção de que a tarefa proposta vem de Deus? Entre com tudo!
(4) Na beira d’água (Jz 7.4-7). Deus queria uma minoria. Estranho! Nós nos impressionamos muito com massa, com multidão. A razão de Deus: Juízes 7.2. As advertências aqui: cuidado com o culto ao homem, cuidado! Valorizamos técnicas e métodos porque são nossas ações, mas não podemos esquecer: O poder está com Deus e o sucesso vem dele. Cuidado com a vaidade, saiba em quem colocar a sua esperança... espere só em Deus!
(5) Sua recusa (Jz 8.22-23). Foi a primeira tentativa de Israel em ter um rei. Ele se recusou a ser rei. Opta pela teocracia e não pela monarquia. O espírito real por trás da monarquia: 1Samuel 8.19-20. É triste quando o povo de Deus quer ser clone do mundo ao invés de ser original. A lição aqui: cuidado com a tentação do domínio. O espírito cristão é de servo, pois este foi o espírito de Cristo (Mc 10.45).
(6) O desastre (Jz 8.27). Tudo aqui é uma lição. Cuidado! Sejam humildes! Não se ensoberbeçam! Não se envaideçam!

CONCLUSÃO – UMA SÍNTESE DO CARÁTER DE GIDEÃO
Humilde (Jz 6.15), cauteloso (6.17), espiritual (6.24), obediente (6.27), estrategista (7.16-18), conciliador (8.1-3), leal a Deus (8.23), próspero (8.30-31). Parece, pela ordem dos eventos no texto bíblico, que sua prosperidade foi a consequência natural de uma vida dedicada e fiel, que Deus abençoou. Ela não foi sua motivação espiritual. Esta foi servir a Deus.
Gideão é um dos heróis da fé (Hb 11.32). Mas uma brecha o prejudicou. Cuidado com brechas em sua vida. Seja íntegro. Se, eventualmente, surgirem brechas, lembre-se que a Graça é maior que elas. Deus é bondoso e o socorrerá.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

2 Samuel 9:1-10
Repitam: "mas Mefibosete, sempre comerá pão à minha mesa."

Hoje, Jesus, o nosso Rei, quer usar de bondade para conosco, não porque sejamos merecedores, porque não há nada que façamos nesta terra que nos faça ser merecedores de alguma Graça que vem de Deus, mas por causa do Seu amor, da aliança que firmou com o Sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vertido na cruz do calvário.
Esse menino, Mefibosete, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, aos 5 anos ele recebe a notícia que toda sua família havia morrido na guerra. Então sua babá, o pega no colo e sai correndo para fugir, cai e ele quebra as duas pernas. E , como naquele tempo não haviam muitos recursos para tratá-lo fica aleijado. Imagine um homem que nasce para ser príncipe se vendo aleijado?! Muitas vezes, as coisas acontecem nas nossas vidas, pelo percurso da vida mesmo! E com medo, as consequências da vida o levam a Lo-Debar, e lá onde só os rejeitados estão, ficou e foi levando sua vida. "Lo-Debar não era o lugar daquele homem e não é o seu!"
Amados, quantos cristãos estão em Lo-debar? Lo-debar está cheio de príncipes, assim como eu e você, que fomos chamados para reinar! O que tem te afastado da posição de príncipe? Você sabe se esta reinando, recebendo tudo que Deus preparou para você! O pecado, é uma queda, forças externas, decepções familiares, traumas. Por momentos aquele homem era colecionador de traumas.

O Senhor falou comigo:
1- Trauma familiar - Imagine ele receber o recado que toda sua família estava morta. Quantas notícias tem chegado ao teu ouvido? Os traumas, tristezas e o medo nos levam a Lo-debar.
Talvez você recebeu ou viveu um trauma, muitos tem traumas familiares. Uma das feridas mais difíceis de serem curadas é a da rejeição. Muitos foram rejeitados quando criança, adolescente, na vida adulta. Passaram por separação dos pais, uma família desestruturada. Viu coisas erradas, não teve pais presentes... Quantos traumas, quantos príncipes e princesas recebendo notícias que abalam suas vidas, que os tem levado à Lo-debar. Nosso lugar é Jerusalém!
No v.8 Vemos como estava a auto-estima de um homem que foi chamado para ser príncipe, Mefibosete, apresenta-se como “um cão morto”. não tinha mais perspectiva alguma na vida. Quantos chamados para príncipes, princesas pensando que são derrotados, desprezados, pecadores... Você é filho de Deus! E não importa o seu pecado, Ele te perdoa, Ele te ama! Ele te chama para restaurar tudo o que você perdeu!

2- Trauma emocional - dores físicas e familiares causaram em Mefibosete uma dor emocional profunda a ponto de se considerar um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão, cabeça de cão. Agora imagine se autodenominar cão morto!?  Mas o nosso Senhor está de braços abertos dizendo vem: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28

3- Trauma social - em consequência do trauma físico e emocional Mefibosete é levado à Lo-debar. Que significa lugar de esquecimento. Ele ficou 20 anos lá, quanto tempo você não vê o rio de Deus jorrar em tua casa? Porém, o rei Davi lembrou-se da aliança que tinha com Jonatas, seu pai, e agora Jesus te lembra da aliança que tem com você! O Espírito Santo nesta noite te trouxe aqui para te dizer que tem uma aliança com você! Na vida de Mefibosete ele restituiu tudo que pertencia à sua família, a partir do momento que ele todos os dias, comesse de sua mesa. Deus nos chama de Lo-Debar para o Seu palácio, te chama de filho(a), e a partir do momento que você comer do Seu Pão, tudo lhe será restituído.

4- Trauma espiritual - leva a ter uma ideia de escravidão pelos traumas. Mefibosete foi levado a não conseguir orar. Os traumas estão causando isso em alguns homens de Deus. 
AquEle que vê teu coração sabe de todos os teus traumas, o lugar do teu coração onde estão as angústias. 
Davi não vê um cão morto, ele viu um príncipe. Deus não vê como você está, Ele olha como você pode ser daqui para frente! Deus te olha como um príncipe, herdeiro, filho amado! 
Não é o inimigo que te leva a Lo-debar, mas, é lá que ele quer te ver! Lo (quer dizer): não e debar: falar, cantar, declarar. E, é isso que o inimigo quer, que você não abra sua boca, não ore, não fale, não cante! Diga: "Lo-debar nunca mais!" "Meu lugar é Jerusalém!"

Lo-debar não é o seu lugar! 
Se você comer continuamente desta mesa, do Rei, Ele irá derramar tudo aquilo que é teu! E assim como Mefibosete, reconheça que é príncipe, princesa, e que Lo-debar não é seu lugar!
Mefibosete, foi como estava, e no decorrer até a presença do rei ele reconheceu e confessou. "Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos" Salmos 32:3 "Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Salmos 32:5. Para que sejamos curados de nossos traumas, existe a condição de Deus, reconheça teus pecados, tua situação, e o Senhor te encherá de óleo fresco. Coma continuamente na mesa do Rei e Ele restituirá tua vida, e te colocará na posição de príncipe e princesa. 
Deus abençoe, 
Pr. Luciano,  Bola Barra Velha, 14/10/2012


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Bíblia inteira proclama a teologia de Romanos 8:28: " Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Veja este exemplo em Jeremias:
"Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Considero como esses figos bons os exilados de Judá, os quais expulsei deste lugar para a terra dos babilônios, a fim de fazer-lhes bem. Olharei
favoravelmente para eles, e não os trarei de volta a esta terra. Eu os edificarei e não os derrubarei; eu os plantarei e não os arrancarei. Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração. (Jr 24:5-7)
Você viu? Deus manda o exílio sobre seu povo para fazer o bem aos exilados!
Você que ama a Deus, que foi chamado segundo o Propósito do Deus Soberano, creia! Contemple o cuidado soberano de Deus em meio aos exilados judeus e creia que em meio ao sofrimento Deus está planejando o seu bem, está planejando lhe dar um coração capaz de conhecê-LO e de saber que Ele sou o Senhor. Na sua dor, este é o objetivo de Deus: "eles se voltarão para mim de todo o coração".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Essas palavras de Paulo são reveladoras. Ele diz que não devemos ser “como meninos, agitados de um lado para o outro” (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto das nossas vidas. O não crescimento e não desenvolvimento de um bebê é sinal de algum tipo de enfermidade ou anormalidade. Uma criança saudável e normal cresce e se desenvolve. É isso o que Paulo está dizendo aos cristãos. O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13). Deus não nos salvou e arrancou das garras do diabo a fim de que fôssemos crianças para sempre. Deus não planejou e nem deseja que sejamos bebês ou meninos espirituais por toda a nossa peregrinação nessa terra. 
Na verdade, o diabo é quem tem esse desejo e projeto. Se ele não consegue nos aprisionar nas trevas, ele tenta nos aprisionar na infância espiritual. Se ele não consegue impedir-nos de encontrar com Deus, ele tentará impedir-nos de crescer em Deus. Se ele não consegue abortar o nosso novo-nascimento, ele tentará abortar o nosso crescimento. Ele trabalhará de todas as maneiras, usará de todos os seus estratagemas, lançará todos os seus dardos inflamados, enviará todos os seus ventos e sugestões para que permaneçamos simplesmente bebês espirituais, gente que não cresce, doentes na alma e no espírito, velhos no corpo e meninos na fé. 
Meninos são fáceis de serem agitados e levados de um lado para o outro. Meninos são facilmente manipulados. Basta vir uma onda mais forte, um vento mais furioso, um argumento – aparentemente – mais convincente, um presente mais bem embrulhado, uma recompensa mais imediata, uma palavra mais colorida e os meninos se deixam levar. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados pelos outros. São carregados por todos os que simplesmente têm a intenção de carregá-los. Não é necessário muito malabarismo para levar as crianças. As crianças são atraídas por tudo o que parece bonito e traz satisfação imediata. Por isso não é difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros do amanhã pelas bugigangas do presente, as promessas de Deus pelas promessas do diabo, a Palavra do Senhor pela palavra do homem, a cidadania nos céus pelos prazeres transitórios do pecado. 
Por essa razão, o apóstolo Paulo faz um apelo em prol do crescimento dos cristãos! Não basta ter acontecido o novo nascimento; tem que haver crescimento. Jesus não morreu e ressuscitou simplesmente para salvar o ser humano da morte eterna, mas também para salvar o ser humano de uma infância perene. Jesus morreu, ressuscitou e concedeu dons aos homens para eles crescerem e chegarem “à perfeita varonil idade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13). Nós não nascemos para não crescer! Pelo contrário, nós nascemos para nos tornarmos adultos! Enquanto o crescimento é normal, o não crescimento é sinal de anormalidade. Um bebê que nasce e não cresce é um bebê anormal. Pela fragilidade da sua condição, ele precisa de cuidados especiais a fim de não ser levado de um lado para o outro, de uma enfermidade para outra enfermidade, de uma escravidão para outra escravidão. 
Nós precisamos crescer! Não podemos permanecer debaixo da Síndrome e maldição de Peter Pan. Não podemos permanecer debaixo da escravidão de Satanás, sendo crianças por toda a nossa vida cristã. Jesus morreu e ressuscitou para nascermos e crescermos, para passarmos pela infância e chegarmos à maturidade. A nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início da nossa salvação. Nascemos de novo para crescermos de novo. Precisamos crescer até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Jesus é o nosso padrão de crescimento. Para sabermos o quanto já crescemos, basta sabermos o quanto parecemos com Jesus. Não basta dizermos que amamos Jesus, mas sim amarmos como Jesus amou, perdoarmos aos outros como Ele perdoou, relacionarmo-nos com o Pai como Ele se relacionou, obedecermos a Deus como Ele obedeceu, entregarmo-nos em favor dos outros como Ele se entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos do mundo como Ele se desapegou, profetizarmos ao mundo como Ele profetizou, andarmos nessa terra como Ele andou. 
Prª Renata

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu no inicio desta madrugada, à meia noite em ponto, o "Dia de Ontem", que segundo algumas pessoas, já fora tarde, e para outros, deixou saudades imensas, um gostinho de realização inesquecível.
Para algumas pessoas, o dia de ontem demorou demais para passar, foi longo e tedioso, marcado por momentos de dor e sofrimento, para outros passou rápido demais porque marcou o nascimento de mais uma vida, a descoberta do amor, a possibilidade de um novo emprego, a esperança de uma nova amizade.


O dia de ontem será lembrando por algumas pessoas, pela dor ou pelo amor, mas muitos não conseguem reter sequer uma lembrança do dia, não se lembram sequer o que comeram no café da manhã, outros nem tiveram o prazer de fazer uma refeição.

Muitos guardarão impressões para sempre, porque o dia de ontem marcou o fim de um antigo relacionamento, a morte de um ente querido, a demissão do emprego tão necessário nessa época, a reprovação naquela prova tão importante, a briga familiar que deixou todos com vergonha de si mesmos, e outros estão dormindo rindo, sonhando com anjos, pois no dia de ontem realizaram um sonho...

No meio dessa notícia da morte do dia de ontem, Deus em sua generosa misericórdia, manda-nos a Boa Nova todos os dias, sempre no primeiro minuto após a morte do dia de ontem: nasce o "Dia de Hoje", onde todos nós, invariavelmente temos a oportunidade de marcar com as nossas atitudes, essa data para sempre, com alegria ou tristeza, com amor ou revolta, com mais trabalho ou preguiça, com desejo de mudar ou conformismo de sempre.

Ai está o nosso presente: o "Dia de Hoje" que se renova em Esperanças, na certeza de que somos nós mesmos, os donos do dia, de cada minuto que nos compete trabalhar, e por isso mesmo, o sol que se levanta brilha para todos, mas é preciso que você saia da sombra e o busque para aquecer seu coração para este dia seja mais do que uma lembrança, seja inesquecível e para sempre, o dia mais feliz da sua vida.

Acorda! O dia de hoje é o seu maior presente.
Vai deixar escapar assim, sem mais nem menos?
Pr. Natanael Nunes

domingo, 14 de outubro de 2012


Participar da Santa Ceia do Senhor é um grande privilégio à todo o cristão. Quando fazemos isso com sinceridade e adoração, estamos renovando os nossos votos de fidelidade para com o Senhor.
          Antes da sua morte, Jesus serviu a ceia aos seus discípulos. Esse momento foi de valor singular na vida da igreja que estava prestes a nascer. Nesse dia, o Senhor deu conselhos para a eternidade. O clima era de despedida, os discípulos não estavam entendendo muita coisa. Mas, foi nesse momento que Ele fez uma das maiores promessas para a sua igreja: “Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que hei de beber, novamente convosco, no reino de meu Pai”. (Marcos 14.25).
          Os ingredientes da Ceia; o pão, que simboliza o corpo de Jesus; e o vinho, o suco de uva que simboliza o sangue do nosso Salvador, nos fazem lembrar de suas promessas, principalmente quando Ele diz que voltará: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.” (João 14.18,19).
          Essa celebração proporciona uma maior comunhão entre os irmãos, e ao mesmo tempo alimenta a igreja com um alimento espiritual especial, através da ação do Espírito Santo. O cristão não deve jamais abrir mão de não participar da Santa Ceia do Senhor. Pois, a Bíblia é uma espada de dois gumes. Ela diz: “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”. (I Coríntios 11.29-31). Entretanto, observe o que a Bíblia diz em outro texto: “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”. (João 6.53). O que fazer então? Cada um conserte-se com seus irmãos e principalmente com Deus, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
          Participar da Santa Ceia do Senhor, não deve ser um ato comum pra nenhum cristão sincero. "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”. (Isaias 55.3).

sábado, 13 de outubro de 2012

Há uma expectativa no ar... chegou a primavera! podemos sentir o cheiro das flores e a alegria estampada no rosto de muitos... mas, a alegria verdadeira, autêntica, pura e nobre só tem quem tem algo valioso dentro de si, algo que foi pago com preço muito alto... JESUS!

A palavra diz em Provérbios 31:30 " A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada".

O nosso foco mulher, precisa ser Jesus! quem tem Jesus tem alegria, tem beleza, tem formosura.... a beleza que os olhos não veem....

Venha participar do culto de Mulheres hoje às 20:00 horas, estou esperando vocês!

Pastora Renata

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dentro de cada um de nós vive uma criança. Por mais que tentemos evitar esta criança, o sentimento de maravilha e ingenuidade que associamos à infância continua sendo parte do que somos.
Como adultos, passamos os nossos dias preocupados com 'assuntos de conseqüência' como por exemplo trabalho, taxas, obrigações sociais, políticas e outros assuntos "sérios". Nós nos levamos a sério demais! Geralmente nós nos esquecemos de que precisamos deixar nossos fardos pesados para Jesus, descansarmos nEle, lançar sobre Ele nossa ansiedade que Ele cuida de nós!... "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7 e permitir a nós mesmos a experiência dos alegres sentimentos dos nossos primeiros anos: a habilidade de brincar, de rir, e de fazer acreditar. Assim como a maioria das crianças, nós precisamos redescobrir a maravilha de brincar ou de fazer uma nova descoberta. Essas experiências fazem parte da criança que está dentro de nós.
Veja o dia das crianças como um convite para aceitar a criança que está dentro de você e para escapar dos fardos da vida trivial de adulto. Nós passamos tanto da nossa vida com ansiedades pelas coisas deste mundo que às vezes acabamos nos esquecendo do que realmente é importante. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
Deus abençoe

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Esforço para glorificar a Deus
Aquele que ama a Deus irá esforçar-se para mostrá-Lo glorioso aos olhos de outros. Aqueles que amam sempre estão elogiando e apresentando a amabilidade daquelas pessoas a quem amam. Se nós amamos a Deus, nós devemos espalhar por toda parte as Suas excelências, de maneira que possamos elevar a Sua fama e estima e induzir outros a se apaixonarem por Ele. O amor não pode ser silencioso; nós devemos ser como muitas trombetas, ressoando a liberalidade da graça de Deus, a transcendência do Seu amor e a glória do Seu reino. O amor é como fogo: quando ele queima no coração, irrompe pelos lábios. Ele será elegante em apresentar o louvor de Deus: o amor precisa dar vazão a si mesmo.
Um outro fruto do amor é desejar a vinda de Cristo. “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4.8). O amor deseja união; Aristóteles explica o motivo, ao afirmar que a alegria flui da união. Quando a nossa união com Cristo for perfeita na glória, então a nossa alegria será completa. Aquele que ama a Cristo ama a Sua vinda.
A vinda de Cristo será uma feliz aparição para os santos. A Sua aparição hoje é muito confortante, quando Ele se apresenta a nós como um Advogado (Hb 9.24). Mas a outra aparição o será muito mais, quando Ele há de se apresentar para nós como nosso Marido. Ele, naquele dia, porá duas jóias em nós: o Seu amor, um amor tão grande e assombroso que é melhor sentido do que explicado; e a Sua semelhança. “Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1Jo 3.2). E, dessas duas jóias, amor e semelhança, alegria infinita fluirá em nossa alma. Não há dúvida, portanto, de que aquele que ama a Cristo deseja a Sua vinda. “O Espírito e a noiva dizem: Vem! [...] Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.17,20).
Assim testemos o nosso amor a Cristo. Um homem ímpio, o qual condena a si mesmo, tem medo da vinda de Cristo e deseja que Ele nunca venha; mas aqueles que amam a Cristo têm profunda alegria em pensar na Sua vinda entre as nuvens. Eles serão então libertos de todos os seus pecados e temores, serão publicamente reconhecidos diante dos homens e dos anjos e serão, para sempre, transportados para o paraíso de Deus.
O amor fará com que nos inclinemos e aceitemos os mais desprezíveis ofícios. O amor é uma graça humilde; ele não se conduz de maneira altiva, mas rasteja e se inclina e se submete a qualquer coisa que possa ser útil a Cristo. Como nós vemos em José de Arimatéia e em Nicodemos, ambos pessoas honoráveis: um deles levou com as próprias mãos o corpo de Cristo ao túmulo, e o outro o embalsamou com aromas suaves. Poderia parecer absurdo a pessoas de sua estirpe serem empregadas em tais serviços, mas o amor as levou a fazê-los. Se nós amamos a Deus, não devemos pensar que nenhum trabalho é desprezível demais para nós, se por meio deles nós podemos ser úteis aos membros de Cristo. O amor não se esquiva; ele visita os enfermos, assiste os pobres, lava as feridas dos santos. A mãe que ama o seu filho não é retraída e escrupulosa; ela fará pelo seu filho aquelas coisas que outros se recusariam a fazer. Aquele que ama a Deus irá humilhar a si mesmo e aceitará o mais desprezível ofício de amor em favor de Cristo e de Seus membros.
Esses são frutos de amor a Deus. Felizes são aqueles que podem encontrar crescendo em suas almas esses frutos tão estranhos às suas próprias naturezas.

voltemosaoevangelho

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Chamados Para Testemunhar
Quando proibido de pregar sobre Jesus, Pedro posicionou-se claramente: “Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4:20).
Há crentes que meramente fazem citações de textos bíblicos, quando falam de religião. E, pela maneira como falam, revelam uma óbvia falta de experiência daquilo sobre o que pregam. Aparentemente, acham que o negócio deles é “falar de religião”, jogando sobre os “incrédulos” o maior número possível de passagens bíblicas. Sem a devida digestão espiritual daquele que teve a experiência de vivenciar pessoalmente os textos citados.
Fomos chamados para testemunhar. Para testemunhar de Cristo, compartilhando aquilo “que temos visto e ouvido”. Nada impressiona mais do que a confissão “eu passei por isso”, ou “eu senti na pele”...
As pessoas querem coisas que funcionem. Elas querem coisas vivas, testemunhos de vida, que causem vida. Falar daquilo que Cristo fez por mim é a melhor pregação.

terça-feira, 9 de outubro de 2012


Aprendi a viver contente (satisfeito a ponto de não me perturbar ou me inquietar) em toda e qualquer situação. (FILIPENSES 4.11)
Estabilidade significa maturidade. Crescer em Deus é chegar ao lugar em que você pode estar satisfeito, não importando qual seja sua situação ou circunstâncias, porque você não está arraigado e firmado nas coisas, mas somente no Senhor. Paulo era emocional e espiritualmente maduro porque ele sabia que em qualquer condição em que estivesse aquilo passaria. Ele aprendeu o segredo de enfrentar cada situação da vida, fosse boa ou ruim.
Deus quer abençoá-lo e usá-lo como um vaso por meio do qual o Espírito Santo pode operar. Mas para isso acontecer você deve aprender como enfrentar os tempos bons e os tempos ruins. Eis por que é tão importante lembrar que tudo o que vem em seu caminho “isso também vai passar”. Esses tempos bons ou ruins não durarão para sempre, mas por intermédio de Cristo você pode enfrentar tudo isso com alegria e estabilidade.
 Joyce Meyer

domingo, 7 de outubro de 2012

"Quando Jesus nos chamou de luz do mundo, nos apontou o caminho para os resultados. O termo grego para luz é lampas, que significa maçarico ou luz do fogo e é usado para designar poder para expressar manifestação de destino ou futuro. Ao encontrar Deus, nos encontramos, ao nos encontrarmos, encontramos nossos destinos. Na descoberta dos nossos dons, no desenterrarmos nossos talentos, estão as chances de vivermos por propósitos, de construirmos um legado. Quando a chama de nossos corações se acende, estamos vivos para Deus e o fruto de nosso trabalho o glorifica. A diferença entre ser chama e brasa, é a que a chama nunca se apaga..."
Ap. Rina

sábado, 6 de outubro de 2012

"Esse é um ano em que escolhemos aqueles que vão escrever e aprovar as leis que vão nos reger, as quais teremos que obedecer, nos nossos municípios. A democracia foi uma conquista árdua nessa nação; o voto direto é a chance que temos de participar do futuro de nossas cidades, o que deve ser extremamente valorizado, pois ainda hoje, esse é o sonho de muitos povos que vivem sob regimes ditatoriais.
Na década de 70, jovens em todos os países da América latina, se engajavam em movimentos por mudanças sociais e políticas, visando um amanhã melhor para si e os seus; muitos deram suas vidas em revoluções, pelo privilégio nosso de eleger nossos representantes. Hoje, me assusta o desinteresse dessa geração por assuntos políticos; por isso defendo que não podemos ser alienados, temos obrigações, direitos e deveres como cidadãos. Obviamente, ninguém tem obrigação de ser politizado, mas o maior castigo de quem não gosta de política, é ser governado por quem gosta. 
Escolha bem seu candidato, não anule seu voto, não vote em branco, em meio à toda corrupção do sistema político, há excelentes representantes de uma renovação na política. Vote com consciência, procure conhecer propostas, projetos, histórico, busque referências, não vote por votar. Respeito os que preferem não se envolver, mas não é com omissão que vamos construir um Brasil melhor e transformado." 
Amo vocês, Deus os abençoe.
Pr. Luciano

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O clima frio me lembra a passagem bíblica, no livro de Apocalipse, sobre a descrição dos frios e os quentes na fé. Diz o texto, endereçado à Igreja em Laodicéia: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap 3: 15, 16). 
Por meio da revelação dada a João, o próprio Jesus está descrevendo três categorias de pessoas: as que, no seu relacionamento com o Altíssimo, são fervorosas e o buscam de todo o coração; as que ainda não tiveram a sua fé despertada para descobrir a vida plena que há em Deus; e aquelas que, mesmo tendo conhecimento das verdades do evangelho, vivem uma vida apática e sem iniciativa de envolvimento. 
Certamente é melhor ser o que é mencionado como “quente”. É melhor escolher o calor, a amizade e a proximidade com Deus. É melhor a postura de prostrar-se diante dele, numa atitude de fé que traz resultados. É infinitamente melhor andar com Deus, levar a sua palavra a sério e guardar os seus mandamentos.
O que o Senhor quer dizer com “[q]uem dera fosses frio ou quente!” é que ainda há uma saída para aquele considerado “frio”. A menção de que seria melhor que o fosse é que o frio tem chance de se “aquecer”. O frio é aquele que não teve experiências pessoais com Deus, e que, por alguma razão, ainda não se empenhou em buscá-lo, mas cuja situação pode mudar imediatamente, no momento em que se dispuser a fazê-lo. Há uma esperança para ele. 
Para o considerado “morno”, no entanto, as coisas são mais difíceis. O morno é aquele que, conhecendo a verdade, não a leva a sério e, por brincar com o que é sagrado, faz uso da revelação divina para sua própria condenação. O que sobra para o morno é a aliança rompida e o distanciamento, razão por que Jesus afirma estar a ponto de “vomitá-lo” de sua boca, a expressão máxima de desprezo e rejeição que se possa demonstrar por alguém.
A boa notícia é que essas condições são determinadas por escolhas. Pode-se eleger em permanecer frio ou morno e empenhar-se por buscar a quentura do Espírito Santo, que nos aproxima do Pai. Aceite de bom grado a dica que o Senhor lhe está dando com esta palavra e escolha o melhor. Depois, é só desfrutar de tudo o que Deus “tem preparado para os que o amam”.
Deus abençoe, Pr. Luciano

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." Filipenses 2:14-16
O contentamento é difícil de ser atingido. Até mesmo o apóstolo Paulo, um herói da fé, teve de aprender a estar contente Filipenses 4:11. Esse não era um traço natural do seu caráter. Paulo escrever que estava contente em qualquer situação é verdadeiramente assombroso. Ao escrever isso, ele estava encarcerado em Roma. Acusado de sedição, traição e outros crimes graves, ele havia apelado ao mais alto tribunal: o próprio César. Sem dispor de outro recurso legal e amigos influentes, ele teve de esperar para que seu caso fosse atendido. Pode parecer que Paulo tinha o direito de ser uma pessoa impaciente e infeliz. Pelo contrário, ele escreveu aos filipenses para dizer que havia aprendido a estar contente.
De que maneira ele aprendeu isto? Um passo por vez, até satisfazer-se mesmo em ambientes desconfortáveis. Ele aprendeu a aceitar o que quer que lhe acontecesse Filipenses 4:12 e a receber com gratidão qualquer ajuda que seus amigos cristãos pudessem lhe oferecer Filipenses 4:14-18 E, o mais importante, ele reconheceu que Deus estava suprindo todas as suas necessidades "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."Filipenses 4:19
O contentamento não é natural para qualquer um de nós. Nosso espírito competitivo nos faz comparar, reclamar e cobiçar. Poucos de nós estão numa situação semelhante à de Paulo, mas, todos nós enfrentamos dificuldades nas quais podemos aprender a confiar em Deus e estar contentes. Lembre-se: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:13



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Há uma herança especial, reservada aos ministros comprometidos com Deus. Através do profeta Ezequiel, vemos o Senhor destacando uma linhagem sacerdotal que cumpriu o seu dever e não se extraviou – os filhos de Zadoque:

“Será para os sacerdotes santificados, para os filhos de Zadoque, que cumpriram o seu dever e não andaram errados, quando os filhos de Israel se extraviaram, como fizeram os levitas.” (Ezequiel 48.11)

Tudo o que alcançamos em nosso relacionamento com Deus (e também no ministério) está direta e proporcionalmente ligado à dimensão do nosso compromisso e entrega. A nossa santificação determinará não apenas quão longe iremos e o quanto conquistaremos, mas também o que conseguiremos manter e preservar depois dessas conquistas.

Os integrantes desta linhagem sacerdotal – os filhos de Zadoque – foram destacados por Deus como “sacerdotes santificados” (poderíamos ainda chamá-los de “ministros comprometidos” com o Senhor). Para compreendermos esta linhagem e o seu valor aos olhos de Deus, é preciso retroceder muito no tempo desta narrativa bíblica para entendermos um processo que teve início com a palavra de juízo que o Senhor pronunciou contra a casa do sumo sacerdote Eli.