1 2 3 4

terça-feira, 30 de abril de 2013

Você está aproveitando a viagem?

Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente [uma vida plena, até transbordar]. (João 10.10)

Não posso imaginar um deus que não nos dá uma vida da qual podemos desfrutar. Para começarmos a entender a qualidade de vida que Deus desfruta, devemos mudar nossa perspectiva moderna do que constitui verdadeiramente a vida. Nossa sociedade caiu na armadilha de acreditar que quantidade é mais do que qualidade, mas isso não é verdade. Essa mentira de Satanás tem alimentado o espírito de ganância que prevalece no mundo hoje em dia.

Está cada vez mais difícil encontrar algo de excelente qualidade. Na maioria das nações industrializadas do mundo, especialmente nos Estados Unidos, há abundância de tudo; porém há mais pessoas infelizes do que nunca. Acredito que se tivéssemos mais qualidade e um pouco menos quantidade, teríamos mais alegrias verdadeiras em nossa vida cotidiana. Seria muito melhor viver quarenta anos ao máximo, verdadeiramente desfrutando de cada aspecto da vida, do que viver cem anos e nunca desfrutar de nada.

Graças a Deus porque podemos ter vários anos de vida e qualidade de vida também; mas estou querendo chamar sua atenção para um ponto: como crentes, você e eu temos à nossa disposição a qualidade de vida de Deus. A vida divina não é cheia de temores, estresses, preocupações, ansiedades ou depressão. Deus não é impaciente tampouco tem pressa. Ele separa um tempo para desfrutar de Sua criação – as obras de suas mãos. Aprenda a desfrutar não só de seu trabalho e realizações, mas até do percurso que faça pela manhã a caminho do trabalho. Não fique tão frustrado com o trânsito e a cabeça tão preocupada com o que precisa fazer quando chegar ao trabalho a ponto de deixar de aproveitar a viagem.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seu falar o denuncia

… Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. 
(Mt 26.73b.)

Simão Pedro estivera com Jesus por três anos e meio. Juntos, viajaram pelas terras da Palestina, anunciando que chegara o Reino de Deus. Pedro assistira a curas, expulsão de demônios, ressurreição de mortos e ouvira atento os ensinos divinos. Na tempestade do mar da Galiléia, vira o Senhor repreender o vento e as ondas. Lembrava-se da noite em que andara como Senhor por sobre as águas e quando, com a multidão, comera dos pães e peixes que foram multiplicados.

Quando o Senhor Jesus anunciou a sua morte na cruz, a vergonha e o abandono que sofreria por dar a sua “vida em resgate por muitos”, avisou a Pedro que este o negaria. E assim aconteceu. Na casa do sumo sacerdote Caifás, Jesus estava sendo interrogado e maltratado, e Pedro ali se encontrava, assistindo a tudo. Uma criada se aproximou dele e o acusou, dizendo que ele era amigo do réu. Pedro negou. E outra vez lhe disseram que ele também era discípulo de Jesus, pois o seu jeito de falar era como o de quem tinha estado com Jesus. Aquele jeito, não era só por ser da Galiléia, mas havia algo em Pedro parecido com Jesus. Então ele começou a praguejar, a xingar e a rogar pragas, para ficar bem diferente do Mestre. Então o galo cantou.

No olhar de Jesus, Pedro encontrou o caminho do arrependimento e chorou amargamente pelo que fizera. Mas é importante nos lembrarmos sempre de que quem anda com Jesus tem um modo de falar peculiar. O mundo percebe. Não há xingos, murmuração, irritação, mas sim amor, bondade,mansidão, coragem.Toca em meus lábios, Senhor,Com teu toque transformador. Muda meu coração tão murmurador. Dá-me palavras de paz e de bondade,Pois em amor vou divulgar tua verdade.

Pai, dá-me um coração cheio do teu amor para viver como tuqueres. Ponha em meus lábios as palavras de vida para saciar omundo e anunciar que tu és o Salvador. Amém.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A bíblia utiliza muitas figuras de linguagem, especialmente metáforas e símiles, para expressar princípios espirituais. Um exemplo é a comparação entre o justo e a árvore. 

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são como a palha que o vento dispersa.” Salmo 1.3-4. 

Em muitos outros textos, a árvore é usada como ilustração: Os.14.5-7; Jr.17.7-8; Pv.12.3,12; II Rs.19.30; Jó 18.16; Is.27.6; Rm.11.16. 

A vida, o crescimento e a utilidade de uma árvore dependerão diretamente do solo onde está plantada. Se estiver em local inadequado, como um pântano ou entre as pedras, poderá definhar e morrer. O Salmo 92 diz que o justo deve estar plantado “na casa do Senhor”, “nos átrios do nosso Deus”. 

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” Salmo 92.12-14.
O salmista disse que o justo é como o cedro do Líbano. Com isso, podemos ter uma idéia do que Deus espera de nós. É natural que sejamos, pela graça do Senhor, fortes, firmes, confiáveis, apresentando a beleza da vida cristã em nós, sendo resistentes diante das dificuldades. Nossa relação com Deus não dependerá de fatores exteriores, pois a profundidade será característica da nossa espiritualidade. 

Cairão mil ao nosso lado e dez mil à nossa direita (Sl.91.7), mas não cairemos porque temos raízes profundas.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Jardim do Inimigo é uma peça teatral realizada pela companhia de teatro Jeová Nissi, é vista e conhecida por muitas regiões do Brasil e muito comentada entre as igrejas evangélicas, foi lançada em DVD em 2007. Foi escrita, dirigida e protagonizada por Caique Oliveira que é o fundador da companhia.

Possui o tema abordando vários fatos que acontecem em relações humanas e cristãs, como violência doméstica, uso de drogas, prostituição, miséria, pobreza, descompromisso com Deus e a igreja. O texto é narrado pelo personagem principal, dito como o Acusador, o Diabo (Caique Oliveira), que acusa todos aqueles que seguem o caminho pecaminoso de uma forma sarcástica e entretida com Humor Negro. Apesar de ser um drama trágico-impactante foi aceito pelos mais diversos públicos e idades, O teatro é feito para jovens e segue uma linha de humor e drama.

Enredo
O teatro começa com vários indivíduos condenados em seus delitos vivendo uma vida miserável com o Diabo, os indivíduos representam violência, uso de drogas, prostituição, miséria e descompromisso, eles ficam perdidos e são presos pelo Diabo, o Acusador começa a abordar os pecados cometidos em forma de enfraquecê-los, mas a Verdade aparece, uma missionária tenta aconselhar os indivíduos pregando-lhes Jesus, mas eles resistem e se deleitam em seus pecados, o Diabo aproveita para difundir pecados, erros e falhas que envolvem a humanidade. Nessa trama os indivíduos condenados querem encontrar um caminho que possa restaurar suas vidas e serem libertos do pecado e do Diabo. uma peça que vai transforma vidas e alcançar almas.

Elenco
Caíque Oliveira - Diabo
Marcos Elias - Jesus
Lílian Marassato – Missionária
Michelle Santos - Prostituta
Isaac Mercadante - Jovem sem compromisso
Nelma Batista - Mulher que Apanha do marido
Julio Santos - Marido que bate na mulher
Weilla Matha - Drogada
Ângela Batista - Mendiga
Pablo Henrique - Profeta

domingo, 21 de abril de 2013

DEUS: UM ÍDOLO, UMA BOA IDEIA OU A VIDA?

Deus não pode ser uma ideia! Deus não pode ser uma religião! Deus é um ser pessoal, relacional e se revela através da sua expressão em nossos corações.

Quem é Deus para você? Como tem se relacionado com Ele? Deus é apenas uma ideia boa? Deus é um ser que lhe impõe obrigações? Deus é apenas uma oração antes da refeição ou antes de dormir? Deus é um cumprimento de uma agenda religiosa? Deus é apenas um gerente do universo? Deus é um poder, uma força? Qual é o seu envolvimento com Ele? Deus é o que para você? O seu Deus está aonde? Na cruz ou Ele ressuscitou?

O Deus anunciado por Jesus é o único que desce do seu posto e se faz gente a fim de morrer por sua criatura e não faz isso como gesto de altruísmo, mas faz isso por amor sem medidas. Um amor doido e que não faz sentido a luz da religião, mas que quando experimentado nos faz novos. Você quer ter uma nova vida ou prefere continuar correndo atrás de preencher o check-list da aceitabilidade da religião que pertence? Você deseja que Deus seja real e não somente uma boa ideia?

(Murillo Leal - Crer Pensando)

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hoje tem Chapa Quente com Pr. Luciano(Alemão), no Bola Jaraguá

Não perca, 21h

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vídeo feito pela Igreja Bola de Neve para parabenizar o Ap Rina de seu aniversário.
Muito Obrigado Ap. Rina!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O salvo pratica boas ações, tem “bondade”(Gl.5:22), que é “a boa qualidade”(na origem da palavra “bonitas”, em latim), é aquele que será convidado pelo Senhor a ingressar nas mansões celestiais porque, como prova de que era ramo da videira verdadeira, deu de comer ao faminto, hospedou o desabrigado, vestiu o desnudo, visitou o enfermo e o preso "!Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:34-40

Que Deus nos guarde de uma falsa conversão que, no dia do juízo final, será provada pela ausência de atos de bondade em nossas vidas "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25:41-46

Pelo que temos praticado, qual será o nosso destino diante do Reto e Supremo Juiz? Somos dos “figos bons” ou dos “figos maus” (Jr.24) ? Que Deus nos desperte e que tenhamos benignidade e bondade em nossas ações, que é a ação social da Igreja, a sua missão social.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Parabéns Ap. Rina Muito obrigado!
Com seu espírito de liderança, sendo este homem visionário, exemplo de superação, que através de sua criatividade, exigência vem conduzindo a Igreja com AMOR!
Homem de Deus que tem nos abençoado tanto com sua vida! Muito obrigado!

domingo, 14 de abril de 2013


Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. 
Tiago 4:8
Um garoto perguntou ao pai :
Qual o tamanho de Deus?
Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:
Que tamanho tem aquele avião?
O menino disse: Pequeno, quase não dá para ver.
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou:
E agora, qual o tamanho desse? O menino respondeu: Nossa pai, esse é enorme!
O pai então disse:
Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele.
Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Você já pensou alguma vez em desistir de tudo? Simplesmente abandonar tudo e fugir para bem longe daquilo que te faz sofrer? Talvez o teu coração esteja tão ferido e você esteja se sentindo tão sufocado que parece mesmo que vai explodir de tanta dor....... Será que desistir de tudo é a solução?
1 Samuel 31:1-6 Aqui estamos em Israel uma guerra está se travando entre o povo Israelita e o povo Filisteu,estamos no meio de um campo de batalha.

Você vê aqueles dois homens junto aquela carruagem, Saul, o rei de Israel e seu escudeiro. Mas,espere,o que o rei está fazendo? Meu Deus,parece que ele vai se jogar sobre sua espada!! O que está acontecendo? Porque ele faria uma loucura dessa?
Diante da ameaça de se tornar prisioneiro de guerra do exército inimigo,um rei se joga sobre sua própria espada e se mata.

Saul foi o primeiro rei de Israel. Levantado por Deus,ele alcançou muitas vitórias. Ele começou muito bem e temente a Deus,mas depois de algum tempo,se afastou completamente da vontade do Senhor para sua vida. Se afastou tanto,que quando chegaram as crises,ele perdeu as suas esperanças,perdeu sua fé e desistiu de sua própria vida. 
Um rei que desistiu de lutar de crer e de viver!!! Será que de algum modo,você também está assim? Se lançando sobre a sua própria dor e desistindo de lutar e viver?

Há três coisas que as pessoas desistem da vida:
1- O primeiro deles é : Parando de lutar!!!!!!
É quando você perde as esperanças,a motivação,as forças e simplesmente se cansa.
Resolve pendurar as "chuteiras", jogar a "toalha",e levar o barco como der....

2- O segundo deles é : Fechando o coração para a fé em Deus e em sua palavra.
É quando você parece distante das promessas de Deus e você não consegue mais crer no poder de Deus em nossos dias,ou não acredita no agir de Deus em seu favor,pensa que é só para os outros.

3- O terceiro é: Entregando-se ao desânimo.
Você se entrega ao desânimo e aos pensamentos de que você não pode,nunca vai conseguir,você não tem valor,de que Deus te esqueceu,que nada disso vale apena.

Não desista!!! Deus diz: Eu não desisti de você!!!! O que está te levando a desistir? O que está te levando a desistir deste dom tão maravilhoso que o próprio Deus te deu com tanto carinho e amor? 
Algumas vezes é o medo do fracasso,achamos melhor desistir antes que sejamos derrotados!!!

Alguns desistem por causa do cansaço da batalha,pela vergonha do que estão passando. Na vida muitas coisas querem tirar as nossas esperanças!!!! O mundo tem nos falado: Você não pode perder, Não pode falhar, Tem que ser sempre um sucesso, Tem que ser o melhor, Tem que ter isto ou aquilo para poder se alguém na vida, Inveja as pessoas, Seus julgamentos maldosos, Ou então os nossos próprios erros e pensamos que nunca vamos conseguir.

Queridos Deus ama você e continuará a acreditar em você!!!! Não importa o que esteja acontecendo não desiste de viver,e contemplar o que Deus tem preparado para você!!
O segredo é continuar!!!! Confie em Deus,não desista!!! Busque a Deus com Todo: o seu coração,"buscai e me achareis quando me buscar te Todo:o coração.

Ouça isto: Deus ainda não terminou a obra que ele tem com você! Ele diz: Filipenses 1:6. "Tendo por certo isto mesmo,que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" 
Jesus disse ao nosso respeito em João 15:16 "Não me escolhestes vós a mim,mas eu vos escolhi a vós,e vos nomeei,para que vades e deis fruto,e vosso fruto permaneça,a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda"

Então o que posso fazer:
1- Confie no propósito de Deus para sua vida,ele está agindo,talvez você não esteja vendo,mas confie!!!!
2- Nunca aceite a derrota em sua vida,porque Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus.
3-Levante o escudo da fé, Deus é Maior.
Ele é Poderoso,Soberano.
Não aceite os pensamentos de destruição para sua vida,não deixem eles dominarem sua mente.
4- Continue caminhando,não pare.
Não desista da batalha.

Somos mais do que vencedores!!!!!! Deus vai te levar ao seu limite para te aperfeiçoar,só que Deus não dá prova maior do que você não possa suportar ele seria injusto e Deus é justo. O Senhor está te aperfeiçoando segura a onda!!!

Eu tenho uma boa notícia para você!!!! Cristo já venceu a sua batalha,você só tem que tomar posse dela!!!!

Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu reconheço que errei e pequei contra Ti. Por favor,perdoa os meus pecados e purifica o meu coração.Entra e minha vida,Jesus. Eu te recebo agora como meu Senhor e Salvador. Eu peço que o Senhor encha o meu coração da Tua presença e me dê uma nova vida. Eu quero ser Teu. Eu preciso do Teu amor e da Tua vida em mim. Eu creio que o Senhor morreu e ressuscitou em meu lugar. Por favor,tira o desespero,a depressão,a angústia e o medo do meu coração. Encha-me com a tua paz e com a Tua presença. Eu quero o Teu Espírito Santo venha sobre mim agora e me transforme completamente. Eu quero ser um verdadeiro servo Teu. Me ensina a caminhar contigo de hoje em diante. Me ajuda a buscar o Senhor de Todo:o meu coração. Quebra todas as cadeias que me prendem interiormente e liberta-me,Jesus. Eu não quero mais ser o mesmo,eu quero pertencer a Ti de hoje em diante. Muito obrigado por atender a minha oração. Em teu nome oramos Jesus,amém!!
Deus abençoe, Pr. Luciano

terça-feira, 9 de abril de 2013


Já assistiu o clipe o "pecado é mau!" 
Peça "O Eden" Cia. de Teatro Bola de Neve SP


segunda-feira, 8 de abril de 2013

FÉ é a única moeda aceita no Reino dos céus. 
No reino de Deus os verdadeiramente grandes são aqueles “pobres aos olhos do mundo (mas) ricos em fé” (Tiago 2:5). Eles são os “alguéns” de Deus. Ele tem grandes negócios para fazer mas somente com os que crêem. Seus propósitos são muito grande. 
Quando Deus escreveu um quadro de honra Ele nunca mencionou nenhum rei ou emperador. Cada nome mencionado foi de homens e mulheres famosos por sua fé. "Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões," Hebreus 11
Aqueles que crêem são os filhos nascidos de Deus. "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." Gálatas 3:26
As habilidades naturais desses homens e mulheres não são as qualidades de grandeza. Eles eram pessoas ordinárias. Somente fé os fez extraordinários. “Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho” – nada mais. Fé é a nova pauta na qual eles compuseram canções de triunfo que ninguém mais poderia cantar... Jesus disse “somente creia.” 
REINHARD BONNKE

domingo, 7 de abril de 2013

Celebre conosco a 'Santa Ceia do Senhor'... 
Venha para Bola de Neve Church Barra Velha hoje, 20h 
"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha."
1 Coríntios 11:26

sábado, 6 de abril de 2013


Deus olha para a humanidade pela perspectiva genealógica. Seu plano espiritual inclui a reprodução contínua da família, manifesta especialmente na geração de “filhos espirituais”. E se não dermos continuidade ao que está sendo feito, corremos o risco de presenciar a morte dos projetos de Deus no nosso meio. Quando não produzimos filhos, nossa posteridade espiritual é atrofiada, nosso legado é dissipado: tornamo-nos apenas um vento que passou numa geração, abortando a geração seguinte.

Um dos segredos do sucesso da Igreja primitiva está justamente na geração de filhos, expressa particularmente no texto bíblico em 1Cor. 4:15-17:

"Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja"

Nesse trecho, o apóstolo Paulo, na condição de pai da Igreja de Corinto (visto que a gerou no Evangelho), envia Timóteo para ministrar aos fiéis, como se ele próprio os tivesse ministrando. Timóteo, que fora treinado, ensinado e discipulado por ele, acompanhando-o em viagens e recebendo da mesma unção, como filho de primeira geração, poderia ministrar em seu lugar como se ele mesmo estivesse ministrando. Observe que (no verso 17) Paulo não diz, “Por meio de Timóteo, vocês se lembrarão dos caminhos de Deus, ou dos caminhos de Jesus”, mas, “[Ele] vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus”. O que Paulo quer dizer é que ele é um referencial, um modelo para a Igreja, que os fiéis devem viver do mesmo modo que ele, pois essa é a vontade de Deus. Foi por isso que a Igreja primitiva expandiu na terra.

A comprovação da perspectiva genealógica de Paulo é vista em 2Timóteo 2:2, quando diz a esse discípulo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”. Paulo está orientando Timóteo a que, ao ouvir os testemunhos sobre ele, transmita-os a outras pessoas (que formarão uma segunda geração) e que essas pessoas sejam capazes de, da mesma maneira, transmiti-los a outras (que formarão a terceira geração e assim sucessivamente). E, à medida que Timóteo transmite os ensinamentos de Paulo a outros, e esses por sua vez, os passam aos seguintes, Paulo (pai de Timóteo) torna-se, avô, bisavô e tataravô de muitas gerações.

O mesmo deve acontecer conosco: Deus nos chamou a gerar uma linhagem espiritual e essa é também uma promessa para cada cristão. Deus deseja que nos tornemos pais espirituais e que, depois de nós, nossos filhos gerem outros filhos, perpetuando a família. Essa é a nossa herança e que deverá ser apresentada no céu, quando estivermos diante de Cristo. No “Dia do Senhor”, o fruto do nosso ventre é que será ofertado: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).

Não é fácil gerar filhos. Como a geração de filhos faz parte da mentalidade de um novo tempo, do despertar para a necessidade de paternidade da parte de Deus na terra, essencialmente, a geração de filhos é parte de um período de transição e todas as transições são muito difíceis. Quando Deus faz algo novo e somos obrigados a entrar em territórios desconhecidos, sentimo-nos desorientados, desgastados e pressionados e entramos em conflito muito facilmente.

Uma das primeiras dificuldades que enfrentamos é o fato de que a paternidade exige muito de nós. A chegada de um filho transforma completamente as nossas vidas, não apenas inserindo-nos em uma nova rotina, mas mudando o enfoque das nossas prioridades. Aquele que deseja gerar filhos deve pensar menos em si mesmo e concentrar-se no que Deus está realizando por meio de sua vida. É necessário pensar como Paulo, em 1Cor. 10:33: “assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos”; ter a atitude de desprendimento de Abraão, ao despedir-se de Ló, colocando-se em segundo plano para que a segunda geração tivesse a primazia (leia Gen. 13); e a abnegação do próprio Jesus que, “sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza vós vos tornásseis ricos” (2Cor. 8:9).

Há também que se superar dois sentimentos antagônicos: por um lado, a tristeza pela possibilidade de incompreensão por parte dos filhos (uma vez que, ao crescerem, eles geralmente se rebelam, os pais passam de heróis a retrógrados e existe sempre muita ingratidão); e, por outro lado, o ciúme que se possa nutrir intimamente por eles. No caso ministerial, esse problema é tão sério, que pode levar um líder não apenas ao sentimento de posse com relação aos membros (julgando-os seu rebanho em vez de rebanho do Senhor [leia 1Pedro 5:2]), como incorrerem em situações de competitividade com outros líderes, tão prejudicial à vida espiritual e à Igreja como corpo.

E, por fim, há que se vencer o próprio medo de envelhecer. Se gerar filhos significa tornar-se patriarca de gerações (ou seja, não apenas pai, mas avô, bisavô, e assim por diante), o que fatalmente implica em envelhecimento, há que se ter em mente o Salmo 92:14, que nos assegura que “Na velhice [os que geram] darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor”.

De fato, para gerar filhos é preciso seguir o exemplo de Elias. Elias foi um profeta muito ungido e que, ao transferir a sua unção para Eliseu, forjou as gerações vindouras dos filhos de Israel. As instâncias dos feitos de Elias são conhecidas: seu destemor ao desafiar o Rei Acabe e os caminhos tortuosos da nação israelense (1Reis 18:17-18), sua fé ao orar para que não chovesse sobre a terra por três anos e meio (lembrado pelo apóstolo Tiago, em Tg 5:17), o que realmente aconteceu; e são conhecidas também as suas falhas: por exemplo, por preferir andar sozinho a maior parte do tempo, Elias incorreu em situações de julgamentos errôneos e sentiu-se desencorajado, tornando-se propenso a ciladas do inimigo (leia 1Reis 19:2-4). Aquele que se isola sempre se torna um alvo fácil.

No entanto, ao transferir a capa a Eliseu, ao mesmo tempo que Elias lhe confere (e assim à geração seguinte) uma porção dobrada de sua unção, continua em sua posição de honra, pois, aquele que é enviado não é maior do aquele que o envia. Embora Eliseu tenha realizado o dobro das obras de Elias, Elias permaneceu como o profeta maior.

E o mesmo pode ocorrer conosco: se confiarmos os assuntos de Deus às gerações que nos precedem e as treinarmos a depender somente Dele (jamais de nós mesmos!), ao mesmo tempo que os veremos cheios de poder e realizando obras até mesmo maiores, perceberemos o nosso próprio crescimento. Quanto mais damos, mais recebemos de Deus. Quanto mais unção se transfere, mais o nosso vaso se enche. E, porque geramos, veremos o nosso próprio ministério triunfar em vitória.

Deus o abençoe, 
Ap. Rina

quarta-feira, 3 de abril de 2013


Louvem o nome do Senhor, porque só o Seu nome é excelso; a Sua majestade é acima da Terra e do céu. Sal. 148:13.

Este é um convite à adoração. O salmista convoca todas as criaturas para louvar o nome de Deus.

Na cultura hebraica, o nome de uma pessoa expressava o seu caráter. Para referir-se a Deus, os hebreus utilizavam pelo menos cinco nomes. Eles expressavam Sua misericórdia, justiça, poder e soberania. 

Os atributos de DEUS revelam alguns aspectos d'ELE que não são vistos em nenhum outro ser:
  1. SOBERANIA: DEUS É SUPREMO, CHEFE, DONO.
  2. ETERNIDADE: SEM PRINCÍPIO E SEM FIM. SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ.
  3. OMNISCIÊNCIA: SABE DE TUDO, TODAS AS COISAS; SABE QUANTOS FIOS DE CABELO TEM EM NOSSA CABEÇA, SABE O QUE PRECISAMOS ANTES DE PEDIRMOS.
  4. OMNIPRESENÇA: ESTÁ EM TODA PARTE AO MESMO TEMPO, NINGUÉM SE ESCONDE DE DEUS; SABE O NOSSO DEITAR E LEVANTAR.
  5. OMNIPOTÊNCIA: PODE TUDO, É AUTO-SUFICIENTE, CRIA O QUE QUER E DESTRÓI O QUE QUER; ELE MESMO FAZ A FERIDA E ELE MESMO A SARA.
  6. IMUTÁVEL: O MUNDO VAI SER DESTRUÍDO, MAS A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE; DEUS SEMPRE FOI ESSE MESMO DEUS, ELE NUNCA MUDARÁ; O QUE DEUS PENSAVA HÁ 5.000 ANOS, ELE PENSA HOJE DO MESMO JEITO E VAI CONTINUAR PENSANDO PELA ETERNIDADE, POR ISSO A BÍBLIA É SEMPRE ACTUAL.
No relacionamento de DEUS connosco também conhecemos mais d`ELE:
  1. RECTIDÃO: DEUS NUNCA ERRA.
  2. JUSTIÇA: DEUS JAMAIS É DESONESTO.
  3. AMOR: DEUS AMA COM AMOR DESINTERESSADO, PURO.
Existem pelo menos três tipos de amor:
  • 3.1-Amor phileo = de pai para filhos, de amigos.
  • 3.2-Amor eros = entre um casal (pela bíblia o sexo só é permitido após o casamento.)
  • 3.3-Amor ágape = amor de Deus. veja 1 Coríntios 13
4. VERDADE: DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE MINTA. TUDO QUE DEUS FALA É VERDADE.
OS JUDEUS NÃO PRONUNCIAM O IMPRONUNCIÁVEL NOME DE DEUS, POIS POR MAIS QUE COLOQUEMOS ADJECTIVOS AO NOME DE DEUS, NUNCA CONSEGUIREMOS CHEGAR À TOTALIDADE DE BONDADE, AMOR, MISERICÓRDIA, PODER, ETC..., DE DEUS. SÓ O VOCÁBULO "EL" JÁ QUER DIZER "O TODO PODEROSO".
7 nomes de Deus
Deus se revela através de sete nomes redentores, demonstrando assim Sua natureza Séptupla (sete é o número perfeito e completo nas Sagradas Escrituras) que transmite à nossa vida Suas bênçãos séptuplas quando nós O recebemos.
Os Sete nomes redentores de Jeová são:
  1. JEOVÁ-TSIDKENU – “O Senhor é a nossa Justiça” (Jr:23:6) - este nome Jeová aparece em uma profecia referente a futura restauração e conversão de Israel, então Israel O clamará como Jeová-TsidKenu o Senhor Nossa Justiça.
  2. JEOVÁ-SHALOM – “O Senhor nossa paz” ou “O Senhor envia paz” (Jz:6:23 e 24). Quase todo o Ministério de Jeová encontra expressão e ilustração neste capítulo. Jeová odeia e julga o pecado.
  3. JEOVÁ-RAAH – “Deus é nosso Guia” ou Pastor (Sl:23:1) - O Senhor é meu pastor e nada me faltará.
  4. JEOVÁ-RAFÁ – “Deus é nosso médico ou aquele que cura” (Êxodo:15:26). O Contexto mostra que se refere à cura física, mas está implícita a cura mais profunda da enfermidade da alma.
  5. JEOVÁ-JIRÉ – “Deus é nosso provedor” ou fonte (Gn:22:14) - O Senhor proverá, isto é, proverá para si o holocausto ou o sacrifício, Abraão viu o dia do Senhor.
  6. JEOVÁ-SHAMÁ – “Deus está sempre presente” (Ez:48:35) - O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo.
  7. JEOVÁ-NISSI – “Deus é nossa vitória” (Êx:17:15) - O Senhor é a nossa bandeira; o nome é interpretado pelo contexto. De maneira um pouco familiar, depois da derrota dos amalequitas, Moisés ergueu um altar e o denominou de Yhweh Nissi o senhor é a minha bandeira. Esses, entretanto não são nomes de Deus; mas, apenas, comemoram certos acontecimentos .

segunda-feira, 1 de abril de 2013


"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:17

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6