1 2 3 4

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Chegando ao ribeiro de Besor acamparam, e no dia seguinte duzentos homens ficaram, guardando o acampamento e as bagagens  e outros quatrocentos seguiram. 
Davi, por ter uma palavra de Deus, quanto à sua vitória, partiu para a batalha com um coração livre.
"E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram." 1 Samuel 30:17
“E, chegando Davi aos duzentos homens que ficara, os saudou em paz. Então todos os maus e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam, e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá. Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou, e entregou a tropa que contra nós vinha, nas nossas mãos. E quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão.” 1 Samuel 30:21-24. Não é a toa que Davi foi conhecido e chamado por Deus de “homem segundo o Meu coração”.
Neste texto vemos duas posições claras e definidas. Aqueles que vão e aqueles que ficam, ambos realizam importante papel neste processo. Um dependendo do outro.
“Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara” Mateus 9:37. Note, que foram para batalha quatrocentos homens, e ficaram duzentos.
Na obra missionária é assim, o trabalho dos que vão é o de pregar o evangelho ganhando e libertando as almas cativas. E os que ficam? O que significa guardar a bagagem?
A igreja que envia precisa ter a compreensão de que seu papel é assegurar que as necessidades daqueles que foram enviados seja suprida. Saúde, moradia, sustento, educação dos filhos, investimentos em projetos, despesas com viagens e tantas outras. Isto é o que foi deixado para ser cuidado e zelado.
Afinal, seremos todos recompensados pelo Rei se realmente assumirmos nossas responsabilidades e cumprimos com excelência nossos papéis no processo de expansão do Reino de Deus. “Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.” (2 Coríntios 9:10)
Que neste novo tempo, possamos nos dispor a ser uma equipe com nossos irmãos, pois, para que o corpo funcione bem é necessário que todos os membros estejam à ele conectados. Todos são igualmente importantes, todo servo terá seu galardão, confie em Deus e saiba que nEle você pode todas as coisas!
“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”(1 Coríntios 15:58) 
(Pr. Renato - MCM - Missão Cristã Mundial, 
Bola de Neve Barra Velha, 24/11)