1 2 3 4

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Davi alcançou fama, prosperidade, bênçãos, vitória. Mas, algo lhe falta. Em IISamuel6 diz: "a Davi faltava a arca de Deus". E o que representa este móvel?
O tabernáculo do Antigo Testamento era a morada de Deus e estava dividido em três partes principais. A primeira e mais externa era o átrio ou pátio, onde se encontravam dois móveis: O altar dos sacrifícios e a pia de bronze. Na segunda parte encontrava-se o Lugar Santo que continha, por sua vez, três móveis: O castiçal, a mesa dos pães da proposição e o altar de incenso. Na parte mais íntima se encontrava o lugar chamado Santíssimo e que continha como único móvel a Arca de Deus. O lugar Santíssimo era, obrigatoriamente a morada de Deus, e a arca do pacto o representava. Os demais móveis simbolizavam o que é dele; a arca simbolizava a ele mesmo. "Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;" Êxodo 40:34
Embora Davi gozasse das bençãos e das manifestações de Deus, desejava a sua própria presença. A primeira tentativa para trazer a arca de Deus a Sião foi um fracasso. Em lugar de trazer vida, a arca produziu morte. O Espírito Santo desejou registrar este episódio! Com esta primeira tentativa fracassada permitiu que Davi se perguntasse: "Como trarei a mim a arca de Deus?" 1 Crônicas 13:12
Embora Davi tenha falhado nessa primeira tentativa de trazer a arca para Jerusalém e restaurar a manifesta presença de Deus no meio do seu povo, ele não desanimou. Com coragem renovada, dispôs-se a fazer a obra de Deus à maneira de Deus.
"E trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria. E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados." 2 Samuel 6:13 
Não podemos ficar sem a presença manifesta de Deus no nosso meio! As bênçãos de ontem não satisfarão as grandes necessidades de hoje. Precisamos ter a presença dele conosco CONTINUAMENTE! Devemos estar cheios do Espírito Santo em todo o tempo. É uma ordem da Palavra de Deus (Ef 5.18). 
Nossas vidas, nossas palavras, nossas ações, nossa influência devem ser totalmente para a glória de Deus! Devemos nos afastar de tudo que nos tira da presença do Senhor! Eliminar vícios, defeitos de caráter, ídolos, se quisermos a presença do Senhor continuamente em nossas vidas!
Que cada um de nós possa despertar a si mesmo (Is 64.7) e, com profunda humildade, sinceridade e inteireza de coração, disposição de enfrentar honestamente os fatos, resoluta determinação “até à morte” e propósito fixo, dizer com o apóstolo Paulo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13). 

Que o Senhor da Glória nos ajude e nos conceda Sua presença manifesta nas nossas vidas!