1 2 3 4

terça-feira, 29 de novembro de 2011


Quando pecou, Davi poderia ter lançado a culpa sobre a outras pessoas. Poderia alegar que a ingratidão e a falta de reconhecimento de seus súditos haviam tirado a sua motivação de ir ao campo de batalha e que, se não fosse isso, não teria pecado. Poderia ter acusado Bate-Seba, que o provocara tomando banho ao ar livre. Poderia ter alegado que a culpa era dos profetas, que não estavam advertindo contra o risco de pecar. Lançar a culpa em alguém pode trazer uma enganosa sensação de bem-estar, mas qual é o resultado prático que isso traz? O fato é que a razão de nossos problemas somos nós próprios e não as circunstâncias. 

Davi cometeu erros gravíssimos. Mas escolheu o caminho certo: assumiu o seu erro, arrependeu-se e buscou o perdão. Ele confessou a Deus: 

"Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:3, 4, 7, 9:10" 
Davi encontrou a forma correta para lidar com sua culpa.
Diante das suas dificuldades, você pode tomar um caminho sadio e produtivo, ou simplesmente buscar um escape. Se você falhou, reconheça e arrependa-se. Assim como para alcançar a salvação é preciso arrepender-se, você irá descobrir que não existe saída a não ser reconhecer sua culpa e exercer sua própria responsabilidade. Seus desafios são somente seus. E um dos maiores desafios de todo o homem é saber reconhecer os seus erros e arrepender-se deles. Isso poderá ser o seu maior triunfo. Sempre que Deus promete dar vida, Ele dá arrependimento e Salvação!!