1 2 3 4

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conquistando a maior conquista

Davi louvava e se alegrava no SENHOR não apenas quando Rei de Israel, ele confiou e adorou o SENHOR mesmo por ser apenas pastor de ovelhas! Sua motivações eram retas. 
" Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. " Salmos 1:1-4
Já, o coração de Saul, arrogante e desobediente, do que já havia dado provas, então foi rejeitado por Deus. Durante esse tempo, sem que ele o soubesse, o seu sucessor seria ungido e preparado para tomar o trono em seu lugar quando chegasse a hora.
O Senhor ordenou ao sacerdote, último juiz de Israel e profeta Samuel que fosse até a casa de Jessé, com um chifre de azeite para ungir um novo rei, mas não lhe deu informação prévia sobre quem ele deveria ungir. Samuel obedeceu e foi a Belém, levando um novilho para oferecer em sacrifício. Oque levantou temor dos anciãos da cidade ao ver Samuel chegar ali, logo pensaram que Samuel viera para pronunciar e executar algum julgamento entre eles. Samuel os tranquilizou dizendo que sua visita era de paz, e os convidou para o sacrifício. Chegando a casa de Jessé, foi lhe preparado uma ceia, onde todos os filhos foram sendo introduzidos um a um ao profeta, para ver a quem o SENHOR havia escolhido para ser ungido por ele.
Enquanto Davi, que significa "amado" em hebraico, que era o oitavo e filho caçula de Jessé, se ocupava pastoreando as ovelhas do seu pai, o que lhe dava tempo para tocar flauta e dedilhar a harpa entoando Salmos. Mesmo Davi sabendo que o Profeta Samuel, a autoridade máxima da época, estava em sua casa, no entanto não deixou suas ovelhas para ver oque Samuel estava fazendo lá, nesta ocasião seus familiares tornaram-se inimigos, pois, entraram para casa e não chamaram Davi para que participasse da visita de Samuel. Davi esperou no Senhor orando: " O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará... Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos" Salmos 23:1-5
Para a surpresa de Samuel, o SENHOR não havia escolhido nenhum dos sete filhos que apareceram, levando-o a perguntar a Jessé se porventura haveria mais algum. "O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração."
Jessé então mandou que chamassem Davi, para que também fosse entrevistado. Desta vez o SENHOR ordenou a Samuel que se levantasse e ungisse Davi. "...unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."Salmos 23:5-6. Esta foi a primeira unção das três que Davi recebeu.
Não se preocupe, espere no Senhor, a CEIA NÃO COMEÇARÁ ATÉ QUE VOCÊ ESTEJA PRESENTE! Deus providencialmente orquestra os fatos! Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
Mesmo ungido rei, Davi continuou com seus afazeres de pastoreio.
Os irmãos de Davi, homens valentes, juntam-se ao exército israelita, na batalha contra os filisteus. Jessé envia Davi para levar iguarias e checar o bem-estar de seus irmãos. Chegando ao fronte de batalha, Davi ouve a afronta de Golias. Golias está amaldiçoando Israel e seu Deus! E apresentou-se por quarenta dias. Golias ou a arrogância de suas palavras não é o que devem nos causar estranheza, mas a incredulidade e o medo do povo de Deus. Simplesmente Israel carece de fé. Israel carece de uma liderança temente a Deus. Davi, por sua vez, não se abateu. Pelo contrário, falou:“Quem é este incircunciso para afrontar o exército do Deus vivo?”. Davi disse a Saul: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele: teu servo irá e pelejará contra o filisteu”. Saul tentou vestir Davi com sua armadura para que ele lutasse contra Golias. Colocou um capacete de bronze, uma couraça e uma espada. Davi até que tentou, mas também não conseguiu sequer andar, largou tudo e fez o que sabia fazer, foi para o rio escolher as pedras para sua funda. Usou apenas uma para fazer cair aquele gigante. A dependência e o direcionamento de Deus eram a sua armadura e ele venceu! "E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." "Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram." 1 Samuel 17:47 e 51
LUTE COM AS ARMAS QUE O SENHOR TE DEU!
Saul via em Davi apenas um concorrente ao trono e tentou matá-lo várias vezes. “ Mical, filha de Saul, amava a Davi” 1Sm 18.20. Saul soube desse amor e pediu a Davi um alto dote pela filha: a morte de 100 filisteus. Davi entregou-lhe, antes da data prevista, 200 prepúcios de filisteus 1Sm 18.27. “Então Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical.”
Davi foi aclamado rei de Judá 2 Samuel 2.4, segunda das três unções que Davi recebeu, e a terceira ao ser proclamado rei sobre todo o Israel 2 Samuel 5.3. A partir dessa ocasião o Espírito do SENHOR esteve sobre Davi, e deixou Saul.
Ao assumir o trono de Israel, Davi procurou trazer a arca da aliança, o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo. E houve grande festa. Com um ajuntamento de 30.000 homens e sacrifícios oferecidos a cada seis passos da jornada da casa de Obede-Edom até Jerusalém, e por onde passavam trazia o Amor e a união de Deus, e restaurando famílias separadas pelas lideranças de Saul os anciões e Davi os jovens. Davi chegou finalmente com a arca do Senhor até ao lugar que lhe havia preparado, em Sião. Ele vinha dançando e saltando diante da presença do Senhor. Seu regozijo era imenso. E disse Davi: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Salmos 133:1
Davi teve uma história de muitas conquistas, mas a maior de todas as conquistas de Davi foi o coração de DEUS, ser considerado por Ele um Homem segundo o Seu coração! "Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração" 1 Samuel 13:14. Porque Davi andava no caminho reto, tinha as motivações certas.
Motivação é a razão da ação, e se TODA ação, tem uma motivação, um motivo por trás dela, devemos ser cautelosos e deixar que o Espírito de Deus esquadrinhe nosso coração, sondando o porquê de nossas ações! Qual é sua motivação? Oque tem te motivado para a entrada do ano? Quais projetos você esta motivado a buscar? Qual tem sido nossa verdadeira motivação?
(Ítalo - Bola Barra Velha, 15/11)