1 2 3 4

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"Meus irmãos,considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Bem-aventurado o homem que persevera na provação; porque depois de aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Tiago 1:2-12
Quando enfrentamos as tribulações de forma corajosa, aprendemos a suporta-las e orar por sabedoria. E Cristo os concede a coragem para tentar algo novo.
Thomas Edison realizou inúmeras experiências antes de inventar a lâmpada incandescente. Certa vez, quando tentava encontrar uma solução para determinado problema que o irritava, ele encomendou livros de química de vários países e passou seis meses lendo todos. Durante esse período, ele comia na mesa de trabalho e dormia na cadeira para que tivesse mais tempo de conduzir as 2mil experiências necessárias para encontrar a resposta que tanto buscava.
Devemos ser capazes de confiar que dificuldades contribuem para o desenvolvimento da persistência e do caráter.
Um dos temas mais importantes do livro de Tiago diz respeito à maneira como os cristãos deveriam lidar comas tribulações que surgem em seu caminho. Tiago começa seu livro dizendo: "Meus irmãos,considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações;" (Tg 1.2). Ele não esta dizendo que o sofrimento por si é bom, e sim que se tratado de maneira adequada, pode conduzir a intimidade com o Senhor.
Como você lida com o sofrimento? Você o vê como uma oportunidade de crescimento espiritual ou apenas como uma experiência desagradável para ser esquecida assim que passar?
(Bíblia do homem, pg 1417)