1 2 3 4

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12).
Pela resposta de Gideão, parece que ele nem pensou no significado da frase "homem valente". Ele entrou diretamente numa discussão com o anjo sobre a presença de Deus. Ele não entendeu como Deus, estando com o povo, deixaria Israel sofrer. Deus continuou a conversa, desafiando Gideão a resolver o problema. Já que ele duvidou da presença de Deus, devia ir na sua própria força (Juízes 6:14). Isso não! Gideão, agora, sentiu tão incapaz que procurou uma saída da missão dada por Deus. Ele explicou que era uma pessoa pequena de uma família insignificante de uma tribo pouco importante. Gideão não veio ao Senhor como homem valente. Deus ia fazer dele um líder corajoso.
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. 
A história de Gideão traz grandes lições de fé e dependência de Deus para nós. Deus queria que Gideão compreendesse algumas coisas antes de poder usá-lo.
Uma coisa importante era que ele tinha que se libertar daquela idéia pré concebida que tinha a respeito dele: “Eu sou o menor”; enquanto pensarmos assim, Deus nunca fará ou poderá agir plenamente em nossas vidas.

Apesar de Gideão ter uma ideia equivocada a seu respeito, mesmo assim prioriza o chamado de Deus. Ele não estava sendo desobediente e sim humilde, sem mostrar soberba revela sua dependência de Deus. Quais foram as palavras do senhor para encorajá-lo? Foi mostrar para ele o valor do seu caráter, o grande homem que ele era através de palavras encorajadoras: 1- o senhor é contigo 2- homem valente 3- vai nessa tua força. (juizes 12-14)

Quando Deus te chama como você reage? Você ouve e aceita as palavras dele ou prefere permanecer na inércia, vendo só as dificuldades a sua volta, sem partir para a ação?
Deus que acabar com as derrotas pelas quais passamos, ele quer nos dar vitória, mas precisamos estar preparados, e o preparo é priorizar Deus e a sua obra.

(Gabriel Salgado, 01/12
Bola de Neve Barra Velha)