1 2 3 4

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UMA PALAVRA PARA 2012: ANO DE CÉUS ABERTOS
Transições como viradas de ano, quase que exigem de nós retrospectiva. A breve análise do que foi, garante equilíbrio, cuidado, discernimento no planejamento dos próximos passos e sabedoria só adquirida por quem correu riscos. Projetar com o benefício da experiência, é um sinal de maturidade, exclusivo sinal dos que carregam marcas e cicatrizes das batalhas travadas, dos que exibem calos nas mãos e pele curtida pelo calor e pressão do trabalho, dos que aceitaram compor as trincheiras do avanço, daqueles que transformaram sua missão em razão de existir. A vivência oferece a vantagem de se provar da ilimitada graça e do sem paralelo amor de Deus.
É praticamente impossível em inícios, não nos sentirmos envolvidos pelo porvir. Um ciclo se fecha e uma nova estação inquieta espírito, imaginação e criatividade de sonhadores que fazem história. Onde há fé, possibilidades são infinitas, onde há temor, a regra é o divino favor, onde há fé, temor e obediência, há céus abertos e chuva abundante...

O agora é fruto de escolhas do ontem, o amanhã é determinado pelas ações do hoje. O futuro começa aqui, e entre o aqui do ali, todo movimento provoca mudanças no curso da rota. Que tipo de sementes temos semeado? E o que semearíamos se tivéssemos garantia de terra fértil e irrigação? Tudo que Deus nos dá, são inicialmente sonhos, visões, sementes... A responsabilidade do plantio sempre será nossa, mas a colheita ainda depende das chuvas...
Moisés, responsável pela condução e sucesso no êxodo do povo hebreu, do Egito à Israel, ao receber pela segunda vez as tábuas da lei, cumpre mais uma vez sua função sacerdotal e profética, intercedendo pelo povo diante de Deus e anunciando ao povo a vontade de Deus.
''Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que vos esforceis, e entreis, e possuais a terra que passais a possuir; e para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dá-la a eles e à sua semente, terra que mana leite e mel.'' (Dt 11:8-9)
O desenho de Deus para seu povo considerava: liberdade da escravidão, identidade, destino e missão, futuro como nação, prosperidade e provisão
Uma realidade bem diferente da vivida no Egito...
''Porque a terra que entras a possuir não é como a terra do Egito, donde saíste, em que semeavas a tua semente e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas'' (Dt 11:10-11)

No amor de Cristo Jesus, 
Ap Rina
Leia Mais

O Egito é uma região desértica. Devido à aridez do clima do país, os centros urbanos estão concentrados ao longo do vale do rio Nilo, razão pela qual 99% da população egípcia usam apenas 5,5% da área total.
Fora do vale do Nilo, a maior parte do território egípcio é composto por desertos rochosos. Nas áreas de areia, os ventos criam dunas que podem ultrapassar 30m de altura.
A precipitação é baixa no Egito, exceto nos meses de inverno nas regiões mais a norte. Ao sul do Cairo, a precipitação média é de apenas cerca de 2 a 5mm ao ano, em intervalos de muitos anos, ou seja, muito pouca chuva.
Nos tempos do êxodo, a irrigação era promovida pelo esforço humano, a água era trazida do Nilo, pelos escravos, no caso os hebreus, que com os pés, ajudavam a plantar e regar.
O Egito simboliza para nós o muito trabalho para pouco resultado, o esforço religioso das obras e retidão própria, a tentativa de plantar onde não chove...muita semente para pouco fruto.
A novidade da terra prometida era o nome de Deus avalizando a promessa e a geografia e condições atmosféricas adequadas e propícias à chuva.
...''terra de que o SENHOR, teu Deus, tem cuidado; os olhos do SENHOR, teu Deus, e serão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.'' (Dt 11:12) 
O olhar, a benção e o cuidado ininterrupto de Deus são a sombra de seus filhos, nuvem que cobre todo o período do ano, do princípio ao fim.
"E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o SENHOR, teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, então, darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite. E darei erva no teu campo aos teus gados, e comerás e fartar-te-ás." (Dt 11:13-15)
A condição é simples e reforçada por Jesus; ame a Deus, de todo coração e de toda sua alma, e então haverá chuva, provisão e benção.
Temporã era a chuva que preparava a terra para semeadura, era a chuva de outono e primavera serôdia, a chuva de colheita. Se uma das duas chuvas falhasse, a colheita estaria comprometida.
Deus nos deu saúde, talentos, capacidade, dons, unção, oportunidades, inteligência e toda condição para o plantio, no entanto, continuamos dependendo dele para a chuva. Se os céus se fecham, não importa o quão talentoso somos, nossas habilidades sob céu fechado simplesmente não acontecem. Onde há chuva, há fertilidade, colhe-se o que nem se plantou, portas se abrem, testemunhos florescem, a unção é intensa, a presença é real, há frutos, há vida, há glória, há Deus...
''Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê a sua novidade, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá.'' (Deut.11:16-17)
''Guardai-vos''...
Estejam alertas, protejam-se, cuidado...
Há um mal presente, atuando, enganando, confundindo...
Lidar com a natureza que habita em nós, é mais perigoso do que parece, em nós coexistem duas naturezas operando simultâneas: o desejo de agradar a Deus e a sede de auto gratificação e satisfação pessoal pecaminosa, o que a bíblia também chama de carnalidade. Seu coração, sua natureza, seus sentimentos, são por vezes o maior inimigo enfrentado... A influência que exercem sob decisões, abre ou fecha os céus.
Por Deus, os céus estariam abertos sempre. Céus fechados são produtos de nossas escolhas, só nós mesmos podemos fechar os céus sob nossas vidas. O que cabe a Deus nessa aliança, já foi feito, o véu se rasgou, está consumado, o acesso é irrestrito. Fomos chamados a viver em sua presença, a desfrutar de intimidade e amizade, a sua vontade está explícita, Ele nos ama, tem prazer em nós, se alegra em nos abençoar.
Como podemos fechar os céus?
PECADOS OCULTOS
“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Is 59:1-2)
Quando não confessamos nossos pecados, os céus se fecham. Quando justificamos nossos pecados, não estamos arrependidos de verdade.
Pense numa guerra entre dois lobos, um do bem; o lobo do amor, da paz, da alegria, da benignidade, outro do mal; do egoísmo, do ódio, da facção, da rebeldia, da falta de perdao, da lascívia da carne... 
Qual vai vencer? Aquele que você alimentar.
Comece o ano com uma faxina, tire a sujeira jogada para debaixo do tapete, confesse seus pecados e receba perdão e justificação. O tempo não nos livra da acusação e sentimento de condenação, o tempo não abre os céus, peça e libere perdão, livre-se do peso, e os céus estarão abertos.
FALTA DE PERDÃO
“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” (MC 11:25)
IDOLATRIA
Podemos transformar em ídolo tudo aquilo que sobe ao nosso coração mais que Deus: ministério, cônjuge, filhos, dinheiro, uma visnao, um projeto, um relacionamento,você mesmo...
CONFLITOS NO CASAMENTO
“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pe 3:7)
Desrespeito, desonra, falta de ternura, de reconhecimento e apreciação, excesso de críticas, injustiça, e indiferença no casamento, é garantia de céus fechados.
2012 será um ano especial, de plenitude, de derramar de uma nova porção do Espirito Santo sobre a igreja na face da terra, um ano de crescimento, de revelação, e maravilhosas experiências com Deus. Entramos em uma nova estação, haverá chuvas para semeadura e colheita, palavras proféticas que pairam ainda nas regiões celestiais, encontrão espaço para se manifestar. Será um tempo de liberação, de céus abertos, de sinais e maravilhas, de portas abertas e expansão. É tempo de alinharmos nossas vidas e ministérios, nossas prioridades e relacionamentos. Que nada em nós impeça os planos de Deus, que nossas escolhas criem a atmosfera correta para o avivamento, que nossas obras glorifiquem o Senhor, que nossa fé nos aproxime mais e mais de seu coração.
A baliza é essa:
''Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.'' (Deut. 11:18-21)
No amor de Cristo Jesus,