1 2 3 4

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Acabe desejava a vinha de Nabote em Jezreel para usar como horta, e fez uma oferta para trocar terrenos. Nabote recusou a oferta de Acabe, e o rei ficou “desgostoso e indignado” (1 Reis 21:1-4). Jezabel planejou matar Nabote e seus filhos (1 Reis 21:7; 2 Reis 9:26), acusando-o com falsa acusações feitas por “homens malignos” que ela subornou. Nabote foi morto por crimes pelos quais ele foi acusado falsamente, e com a sua morte, Acabe tomou posse da sua vinha. Deus mandou Elias para profetizar contra Acabe pela sua maldade. As oportunidades de Acabe para se tornar uma pessoa melhor haviam acabado (1 Reis 21:17-24). 
Omissão é marcante em Acabe, imoral ele não pensa nos meios de chegar onde quer, de garantir para si oque quer! Não se preocupa em saber como e porque Nabote morreu, simplesmente toma posse do que almeja, sua vinha. 
Acabe foi um rei politicamente forte e muito poderoso, mas muito fraco na moralidade pessoal. É o espírito maligno que alimenta Jezabel com insegurança, carência e fraquezas de ordem moral. Fermento de Herodes. 
A pessoa afetada sempre ocupa uma posição de liderança; é ganancioso.
Acabe possuía suas vinhas e desejou a do seu vizinho Nabote. Ele não se satisfez com o que tinha porque não exercia o governo sobre sua casa daí a ganância de buscar mais para satisfazer seus desejos egoístas.
Acabe teve 70 filhos. Com certeza teve várias mulheres. A falta do exercício do governo familiar faz o homem expor uma marca de caráter que para provar sua masculinidade busca relacionamentos paralelos.
Alguns homens com a operação do espírito de Acabe gostam muito de gastar para manter a aparência. Roupas novas, bons perfumes, sempre arrumadinhos ou engomadinhos, mas no íntimo frouxo. 
(I Rs. 21: 4-5) É mimado como criança. O cara só tinha tamanho, mas era um meninão. 
Na Igreja, busca a liderança através de manipulação de situações e pessoas, visando manipular o líder a tirar seus verdadeiros ajudadores para então Acabe governar. Faz grandes maldades com o grupo, mas, desde que a liderança não fique sabendo. Perto do Pastor é uma pessoa excelente. Neste tempo ocorrem grandes injustiças por parte do Pastor, que acaba expulsando pessoas boas e importantes para ele. Outros acabam afastando-se por não aguentar a pressão, por ver as injustiças. 
O espírito de liderança de Acabe é dependente (não de Deus), doentio e controlador. A pessoa é um manipulador passivo, emocional, como uma criança mimada. Sabe “ganhar perdendo”, é sempre a vítima e exagera seus problemas. Faz das suas fraquezas um poderoso instrumento de manipulação. Manipula sendo manipulado.
A pessoa influenciada por este espírito de Acabe também tem por característica a insensatez, imaturidade, temendo mais aos homens do que a Deus. Vale tudo para manter a aparência.
Muitas vezes a pessoa tem consciência que o Senhor é com o profeta (Herodes ouvia as palavras de João Batista, mas não queria crescer, queria continuar na carência, no erro e na inconstância, embora temesse o profeta – Mc 6: 14-28), mas prefere servir ao espírito de Jezabel porque ela satisfaz seus caprichos, inclusive sexuais (no caso da rainha pagã imoral Jezabel, Herodias, a dança de Salomé, etc.), o que denota seu egoísmo e egocentrismo.
Concilia Religiosidade, Ética e Imoralidade. Amigo do Evangelho, mas não abandona o pecado.  
Vídeo de Estudos do MCM,  2° Ação de Jezabel contra a Igreja,
exibido na  Adoração e Intercessão , 6/02/2012