1 2 3 4

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados. Atos 20:7-12
Esse é o tipo de pessoa que fica dividido entre dois pensamentos, entre Deus e Baal. Pessoas que estão na igreja, mas que conseguem trafegar facilmente entre o Santo e o profano. Estão no meio das coisas de Deus, mas não estão muito interessados nas coisas de Deus. Os que agem assim ficam comprometidos com religiosidade (rituais e cerimônias).  Sabe tudo que acontece na igreja, mas, não da atenção, importância à palavra. 
São aqueles que gostam de permanecer na janela, e janela aqui possui um significado espiritual porque é um lugar que está entre o altar e o mundo. Aquilo que sai do altar ele consegue captar, mas também consegue estar ligado à todas às coisas que acontecem lá fora.
O sono tipifica a comunicação do corpo e da carne, enquanto o sermão de Paulo representa literalmente a palavra de Deus pregada. Se dermos lugar para aquilo que o nosso corpo e a nossa vontade comunica, nós não conseguiremos fazer a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus é ser comunicado rendido a sua palavra e significa rejeitar às influências da carne.
Pessoas caem na igreja porque ao invés de se submeter à comunicação da “palavra” preferem se submeter àquilo que seu corpo e sua vontade está comunicando. Se render ao sono significa abrir mão da Palavra para se render à vontade da carne.
Êutico caiu desse lugar em decorrência de uma coisa “lícita” (1 Coríntios 10.23). Na parábola do trigo e do joio, o joio foi plantado enquanto os homens “dormiam” (Mateus 13.25). Lembre-se que o sono aqui se refere ao espírito disperso, aquele que vive mais na carne. Sempre damos desculpas para nossas negligências espirituais fazendo uso de coisas lícitas.
A frase: “o prolongado discurso de Paulo” deve ser para nós motivo de ânimo e não de desânimo, pois este “prolongado” quer dizer que o Senhor sempre falará.
A bíblia enfatiza que o local era bem iluminado e geralmente algumas pessoas, na sua maioria, não conseguem dormir de luz acesa. “As muitas lâmpadas”, que são as verdades dadas por Deus para nos iluminar, o homem as tem apagado com os seus interesses egoístas. O sono aqui é espiritual e a luz é a luz do Espírito. Elas insistem em permanecer dormindo, a palavra não surte efeito em suas vidas por que permanecem susceptíveis a vontade da carne.
Êutico - este nome quer dizer: ‘afortunado’! O jovem Êutico foi restaurado e retornou ao lugar onde estava antes de sua queda. Assim como nós, um privilegiado por ser salvo pela grandiosa obra de Nosso Senhor Jesus e também por receber as verdades de todas as bênçãos que concernem a cada cristão e à Igreja.