1 2 3 4

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Na primeira carta de João aprendemos que a única maneira de termos comunhão com Deus é: 
Da parte de Cristo, sua obra de reconciliação:  "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:1-7
"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo." 1 João 4:10-14
Abrindo assim o único caminho possível para que o homem venha a ter comunhão com o Pai e com Ele próprio, mediante a fé nEle.
Da parte do homem: 
Santidade -  "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade." 1 João 1:6
Obediência"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos." 1 João 2:3 , 
Pureza - "E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." 1 João 3:3
- "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento." 1 João 3:23 
"Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" 1 João 5:5
Amor - " Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina." 1 João 2:7-8 
"Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte." 1 João 3:14
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." 1 João 4:7
"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." 1 João 5:1
Somente o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo o pecado, tanto o pecado em nossa natureza como o pecado em nossa vida: o sangue real, não só simbólico, derramado na cruz do Calvário pelo Filho de Deus, sem pecado, é a única propiciação aceitável para a satisfação da justiça de Deus. Só ele pode limpar a nossa consciência e a nossa vida (Hebreus 9:13,14; Tito 2:14).
Viver em comunhão com Deus, Pai e Filho, significa andar na luz da Palavra de Deus (1 João 1:7). 
O pecado interrompe a comunhão do crente com o Pai e o Filho: o crente não perde a salvação, mas a sua comunhão só é restabelecida quando o pecado for lavado. É necessário permitir que a luz da Palavra de Deus revele nosso pecado; o arrependimento e confissão a Deus restaurará a comunhão.
Ninguém pode ter comunhão com o povo de Deus se não a tiver primeiro com Deus, em Cristo, e para isso é preciso que esteja andando na luz com Deus. Por outro lado, se andamos na luz, temos comunhão uns com os outros: isto significa que nos reunimos uns com os outros e participamos uns com os outros daquilo que é de Cristo. Falamos juntos sobre o Senhor Jesus Cristo e a Sua Palavra. Como conseqüência de termos comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
R David Jones