1 2 3 4

terça-feira, 27 de março de 2012

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:1-2 "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:7-8 
E é importante sabermos compreender com amor, como o Espírito manifesta Seu poder em nós, para que possamos buscar os melhores dons e usá-los para o benefício da Igreja (principalmente) e para o nosso benefício pessoal também, e “segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais” (1 Co 14:1). 
Os dons espirituais se manifestam com funções específicas para serem aplicados no bom funcionamento e edificação do corpo de Cristo. Cada um precisa fazer a sua parte. O zelo humano precisa encontrar com a providência divina para que o dom concedido seja o dom manifestado e aplicado. Precisamos nos esforçar para conhecer os nossos dons e aplicá-los em, pelo menos um ministério efetivo relacionado com eles. Deus espera isso de cada um de nós. Ele diz: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1 Pe 4:10).
Cada um de nós precisa estar convencido de uma sublime verdade: Deus espera que cada cristão assuma um lugar no corpo de Cristo em harmonia com seus dons espirituais. Com base nos dons espirituais e nos ministérios a eles relacionados, são alcançados, em geral, cinco objetivos:
· Desempenho e multiplicação dos ministérios (Ef 4:12);
· Edificação da igreja, o corpo de Cristo (Ef 4:12,29; 1 Co 14:3,26);
· Aperfeiçoamento e maturidade do cristão envolvido (Ef 4:12-15);
· Alcance e salvação dos perdidos (1 Pe 4:10; Mt 10:8).
· Glorificação do nome de Deus (Jo 15:8; 1 Pe 4:11).
Finalmente, podemos dizer que quando Deus nos concede certos dons espirituais Ele espera que produzamos frutos resultantes da aplicação destes dons. Um ou mais ministérios edificantes precisam surgir como resultado da aplicação de nossos dons espirituais. Em Mateus 21:18-19 vemos que a figueira foi dotada do potencial de dar figos e Jesus esperou isso dela. Como não obteve o resultado que esperava, Ele se frustrou com ela e a julgou por isso. Deus nos considera responsáveis por tudo que poderíamos ser se aproveitássemos os nossos talentos. Seremos julgados de acordo com o que deveríamos ter sido mas não fomos; o que poderíamos ter feito mas não realizamos porque não usamos as nossas faculdades para glorificar a Deus. 
Assim devemos buscar em santidade, em espírito e verdade e receberemos novas vestes espirituais para que sejamos cheios de bons frutos.