1 2 3 4

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vamos falar hoje de uma pessoa que não foi a protagonista desta história, mas Deus foi bom para ela pois encontrou nela obediência e fé. Agar era uma escrava obediente, e na sua época uma escrava era como um membro da família. Ela deixou sua verdadeira família egípcia para ser fiel aos seus donos e principalmente à sua senhora Sara.
O que essas mulheres representam para nós: Sara simboliza a Lei; Agar simboliza a Graça.
Em Gálatas 5.1 diz: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Isso quer dizer que a verdadeira liberdade só se encontra em Cristo. Somos salvos pela graça e isso é dom de Deus para sua própria glória. Já a Lei representa a obediência aos mandamentos de Deus e nossa aprendizagem. Não devemos viver uma falsa graça, não nos importando em obedecer aos mandamentos constituídos por Deus. O Senhor quer de nós obediência, sem ela só atrasamos as nossas bênçãos. Devemos obedecer por amor a Cristo.
Gênesis 16.1-12 mostra que o Senhor fez uma promessa a Abrão; a promessa de que ele teria um herdeiro com sua esposa, porém os dois já estavam em idade avançada e como se passaram dez anos eles ficaram desanimados em esperar. Sua esposa resolveu então mandar sua serva dar esse filho ao seu marido. A serva obedeceu e Abrão nem questionou a decisão de sua esposa. Depois desse ato a esposa ficou enciumada e pediu ao marido que escolhesse entre as duas. A escrava teve medo e fugiu para o deserto, mesmo sabendo que somente obedeceu sua senhora. No deserto, o anjo do Senhor a encontra junto a uma fonte, pergunta a ela de onde vem e para onde vai. Ao contar o que havia acontecido, o anjo pede para ela voltar e se humilhar perante Sara. O Senhor lhe faz uma promessa de multiplicar sua descendência. Agar foge para o deserto ao ser desprezada. Quantas vezes fugimos da situação por sermos desprezadas, mal compreendidas e tantas outras coisas? No deserto Deus deu a Agar uma fonte. Ele sempre nos dá esta fonte, independente das nossas lutas Ele está conosco no deserto.
Deus, representado por um anjo, faz uma pergunta, porque Ele quer que você lembre a causa da sua fuga. Ele quer te ouvir, Ele tem prazer em te ouvir. Você sabe onde quer chegar? Coloque em um papel, para lembrar depois, pois com certeza Deus fará infinitamente mais. Pare de fugir! Volte assim como Agar e enfrente o problema, temos de passar pelo processo todo, não podemos pular nenhuma etapa. Romanos 8:15: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai". Recebemos o espírito de adoção, por isso Deus não rejeita a livre e nem a escrava. Deus cuida de Agar. Deus abençoa a todos porque Ele é bom.Deus ouviu a aflição de Agar, Ele não precisa da nossa força, Ele faz infinitamente mais. 
Gênesis 21.8-14 relata que Deus dá o filho da promessa a Sara e Abraão, mas mesmo assim Sara, com ciumes, manda Agar embora novamente. Agar agrada a Deus por ser obediente, submissa e humilde. Gênesis 21:15-19: "E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino".
Erga-se, levante-se diante da situação. Deus te escuta. Desprenda-se dos laços, enfrente os problemas, não seja passiva diante da situação, o Senhor quer atitude. Precisamos obedecer a Deus em tudo, até nas mínimas coisas. Deus não olha aparência e sim o coração. No deserto Deus colocará uma fonte para matar sua sede, te dará alternativas e restaurará tua vida. Isaías 41.17-20 diz que Deus fará tudo por você e assim servirás de testemunha. A fé se mede pela obediência!
Pra.Denise, Culto de Mulheres, Março de 2012.