1 2 3 4

sexta-feira, 20 de abril de 2012


O profeta Habacuque foi um dos mais intelectuais do contexto bíblico.. Compositor, capítulo. 3 de seu livro é um verdadeiro Salmo; Poeta, seu livro foi escrito em formas poéticas, Cantor, entoava louvores, Profeta contemporâneo de Naum, escrevia nos muros de Jerusalém em letras garrafais... Seu livro começa com um diálogo entre o profeta e Deus. É o único do Velho Testamento que menciona a Palavra fé. 
Depois ele denota os cinco Ais! 1- Ai daquele que multiplica o que não é seu! 2- Ai daquele que ajunta indignamente o que não é seu! 3- Ai daquele que constrói uma cidade com sangue! Com crimes, através do poder sujo! 4- Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, o embebedas para leva-lo à mise´ria e a nudez! 5- Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta prata, ouve-me ó ouro! Vocês já imaginaram os Ais do Senhor? Falaremos disso em outra ocasião.
No capítulo três Habacuque entoa duas grandes crises: " Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)." Habacuque 3:17-19
A primeira Classe é a Crise Espiritual! Quando ele fala "ainda que a figueira não floresça" florescer fala de flor, flor fala de fruto! Ainda que não tenha frutos. A figueira é uma das árvores mais frondosas do Oriente, uma particularidade em Gênesis Adão homem carnal procura a figueira para colher folhas para tapar sua nudez, em Mateus21.19 Jesus homem espiritual, procura frutos na figueira. Por que o homem espiritual quer frutos, frutos do Espírito, Amor, fé, alegria, bondade, paciência, domínio próprio, fidelidade, benignidade, longanimidade,  e Habacuque fala que mesmo que não tenha frutos do Espírito na Igreja eu me alegrarei no Senhor. 
Ou mesmo que "nem haja fruto na vide" o fruto da vide é a uva, e da uva faz-se o vinho, que representa a alegria, o avivamento, então, mesmo que não haja avivamento, mesmo que fiquem calados, mesmo que os corações sejam de pedra, eu me Exaltarei no Deus de minha Salvação! 
Ainda que "decepcione o produto da oliveira" aqui ele refere-se ao azeite, à unção, dons espirituais, profecia, cura, fé, línguas estranhas, mesmo que não exista fogo, sacerdócio, Deus levantaria remanescentes. Sempre terão aqueles que falarão "eu me alegrarei no Senhor". Como relata a história do Profeta Samuel, que desde pequeno vai morar com o Sacerdote Eli, onde os filhos estavam corrompidos, então desde pequeno Samuel ouvia o Senhor falar com ele. Deus dará sequencia à obra, ao sacerdócio, mesmo que pareçam todos frios, Ele levantará alguém! Não podemos agir, caminhar sendo reflexos das circunstâncias, se esta no meio de quem esta avivado, pega fogo, se não também se cala, e se Deus estiver te provando, querendo que você incendeie aquele dia, aquele povo?
Sempre que há crise espiritual reflete no material, sempre que há crise material existe um princípio espiritual! 
A segunda Classe é a Crise Material! Habacuque fala de celeiros vazios, "e os campos não produzam mantimento" quando enfrentamos uma crise financeira, geralmente água não falta, você abre a geladeira e só tem água, algumas vezes até pouca água, mas mesmo os grandes rios nascem numa pequena fonte. Compromissos que não conseguem ser cumpridos. Crise afeta todos até mesmo os filhos, todos ficam inseguros. Permanecer juntos que dEle vem o socorro. Ele te exaltará, lança sobre Ele tua ansiedade. Reage, mude, creia em Deus, Ele ode mudar tua história! E disse: "ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas" ovelhas referem-se a lã, a vestes, quando até as roupas estão acabando. Mesmo que não tenha roupas boas e novas para usar. Ou ainda que "nos currais não haja gado" , que aqui representam não só a carne mas o leite, que simboliza o crescimento, a prosperidade do povo. 
Ainda assim, sem todas as coisas, não havendo prosperidade espiritual e material, me alegrarei e exultarei no Deus da minha Salvação! Meus irmãos, não devem jamais esquecer que a coisa mais importante é que ja recebemos o Dom gratuito de Deus a sua Salvação!! Estamos com nosso nome escrito no Livro da Vida ALELUIA!A maior benção que um homem pode receber de Deus é sua salvação, nisso devemos nos alegrar! Jamais parar de louvar ao SENHOR DEUS. Ele é nossa força, é quem nos mantém em pé! 
Italo Augusto David, Bola Barra Velha, 20/01/2012