1 2 3 4

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eu quero falar de um homem chamado Josué, sucessor de Moisés. Vamos aprender algumas características suas, algumas coisas que agradaram o coração de Deus.
Após a partida de Moisés, Deus prepara Josué para tarefa a qual esta designado. Antes se chamava Oséias, Moisés colocou o nome de Josué, filho de Num, da tribo de Efraim. No livro de Josué conta a história de como os Israelitas conquistaram a terra de Canaã a qual possuíram. A conquista de Canaã foi de Josué, que ficou no lugar de Moisés como guia do povo de Deus. Após a peregrinação de 40 anos pelo deserto, uma nova geração esta pronta para entrar em Canaã, porém Deus primeiro prepara. 
Amados diga bem alto: Primeiro Deus prepara! Nós vamos ver que Deus preparou tanto a nação, quanto Josué. Sabe porque você esta passando por dificuldades, provas permitidas por Deus ou lutas? É porque Deus esta te preparando, amém?! E se você tem lutas ou esta na dificuldade, glorifique o nome do Senhor, porque você é escolhido por Deus. Porque se Ele esta te permitindo passar por isso é porque Ele esta te preparando! Só vai entrar na terra prometida, ou nas promessas, ou naquilo que Deus tem, aqueles que passarem em todas as provações e preparações que Deus vai permitir em nossas vidas. Josué foi preparado, ele e a nação, para ensinar-lhe a importância de uma fé corajosa. O livro de Josué mostra uma fé corajosa e consistente.
Esta semana foi bem difícil para mim e minha esposa, mas em nenhum momento eu murmurei, ou duvidei, eu só glorifiquei o nome do Senhor, porque sei que se estamos passando por isso, é porque Ele tem algo maior para nós, esta nos preparando para chegar mais perto dEle. Eu sei que é Deus nos preparando para algo maior! Por isso você está na luta, glorifique o nome do Senhor, que Ele tem algo grande para você, você esta na preparação, porque lá na frente, Deus tem algo na tua vida!
Meu amado, então, o povo milagrosamente cruza o Rio Jordão, para iniciar a tão esperada conquista de Canaã. Talvez você olhe para sua vida hoje e veja muitas situações que você queira fazer ou que queira ver acontecer, e pense é impossível. Talvez Josué por um momento pensou ser impossível, talvez antes, com Moisés, seria impossível. Mas a bíblia fala que milagrosamente ele passa o Rio Jordão. Se tem coisas impossíveis na tua vida, você vai passar milagrosamente por isso que você tem que passar e você vai pisar aquilo que tem que ser pisado, em nome de Jesus, a terra que Deus te prometeu, se você for fiel você vai receber! Mas como? Eu não vejo nada ainda! Não importa, você vai falar: milagrosamente eu entrei, eu comecei a desfrutar aquilo que Deus tem para mim!
Quando Deus fala, ele cumpre, "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19 E se Ele não falou ainda, escute, Deus tem propósito na tua vida, em nome de Jesus, amém? 
Ele é um Deus de vitória! Se você olhar a bíblia Sagrada, universal, aquela que todo mundo tem acesso, diz que Ele é um Deus de vitórias e de conquistas! Você serve a quem? Então você tem o maior dentro de você, e você é mais do que vencedor! 
Amados, nesta noite nos veremos através da Palavra de Deus, através de Josué, algumas características que agradaram o coração de Deus. Sabe porque Josué entra na terra prometida? Porque primeiro ele foi preparado, e segundo porque ele agradou o coração de Deus e quando nós agradamos o coração de Deus com nossa vida, nós conseguimos bençãos, vitórias, e conquistas em nome de Jesus, amém?!
Vamos ler Josué 1:1-9...
"E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Se forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:1-9 
Que através desta Palavra dessa revelação, que através do Santo Espírito de Deus, Deus possa encontrar corações para Ele vivificar nesta noite.
 Eu quero dar três características de Josué que agradaram o coração de Deus:
1 - Tenha disposição a Tua vitória vai depender das tuas atitudes diante de Deus. Como falei na outra semana, temos promessas sim, mas elas são condicionais. Não depende mais de Deus, Deus já liberou. E, o inferno não prevalece contra minha e tua vida, amém?! Então, se o inferno não prevalece contra minha e a tua vida, se Deus deu promessas, só depende de mim e de você! Amém?! Então, fala pro teu irmão: Tenha disposição, porque a tua vitória não vai depender de Deus ou do diabo, mais, vai depender das tuas atitudes diante de Deus!
No versículo 2 fala que Moisés era morto, aqui fala de passado, esqueça o teu passado, o lugar de passado é no passado. Deus fala pra Josué dispõe-te, Moisés é morto!
Estudando sobre Josué, ele não era diferente de nós, ele era de carne, ele tinha chamado sim, ele pisou na terra prometida sim, mas quando Deus escreve através de seu Santo Espírito esta palavra, Josué se encontrava num momento difícil de sua vida. Josué se encontrava desanimado, Josué esta sem ação, preocupado. Eu creio que ele pensou: Como é que eu vou conquistar essa terra, como vou entrar na terra prometida se eu estou desse jeito! E talvez hoje você esteja com conflitos em alguma área de sua vida, na família, na mente, e como Josué, esta se perguntando: como é que eu vou passar essa barreira, este Jordão? Assim como Josué, esta triste, preocupado. Pensando, não consigo ter noites tranquilas, quando vou para cama é que eu posso sonhar as promessas de Deus, mas, é bem quando eu vou para minha cama que eu tenho pesadelos, nos meus pensamentos são só problemas. O mundo me rodeando, como vou passar o Jordão?
Talvez, quantas noites de sono você tem perdido, mas quando Deus falou com Josué ele estava assim, e Ele disse: Josué, Moisés esta morto!  Levanta-te, dispõe-te agora e passe este Jordão! O que o Senhor esta falando hoje?! Essa barreira, esse Jordão! O Jordão não é maior que o teu Deus! Você pode estar passando por este Jordão, onde você estiver, Deus esta falando contigo! Levanta-te no lugar onde você esta! Deus esta no controle de tudo, dispõe-te agora, erga a cabeça, você vai passar o Jordão sim! Fala para o teu irmão: Vamos passar sim! Não vamos se perder! Não vamos falar que está tudo perdido! Não olhem para as lutas, amados! Quando os doze espias foram olhar a terra prometida, dez voltaram falando que não dava, mas, dois, Josué e Caleb, falaram: meu Deus, esta terra emana leite e mel, aqueles gigantinhos pra ti Deus, são pequenos, não são nada! Talvez você esteja só olhando as dificuldades. O teu Deus é maior! Dispõe-te agora, porque Deus é contigo! 
E lembrei da Revista 2 da Turma do Biga, olha só que frase: "Sua atitude sempre determinará a sua altitude!" Pegue exemplos bons para seguir! Atitudes boas para te levar a altitudes grandes. Está na hora de entender que os gigantes te promoverão! Quando eles aparecem, é porque seremos promovidos! Não menospreze os gigantes, Deus vai usar todos eles para te promover!
A tua atitude, a tua escolha diante de Deus é que vai te levar a onde você quer chegar. 
2 - Seja forte e corajoso! Não se renda diante dos problemas. Diga para o teu irmão: Seja forte e corajoso! Não se renda diante dos problemas, ou diante dos gigantes! Sabe porque? Os gigantes te promoverão! Aplauda o Senhor! Todo gigante que Deus botar na tua frente, Ele vai usar para te promover, e o Seu nome será glorificado!
O Senhor tem muito prazer na vida do servo corajoso. Ele falou assim para Josué: você não deve ficar com medo! O medo é o nosso maior inimigo, amados! Nos faz paralisar! Josué estava com medo, olhando a terra, os gigantes, olhava as dificuldades, mas, mesmo assim ele não desistiu. Uma pessoa com medo deixa de viver muitas coisas boas, as quais Deus tem! Não fuja! Fala pro teu irmão: Não recue mais, se coloque na posição de um vencedor! Sabe porque? Porque os vencedores jamais desistem! Fale como o Lula: A luta continua! Não desista da guerra. Os vencedores jamais desistem, jamais desista! Deus vai multiplicar a tua vida, as tuas conquistas, as tuas vitórias! Ele é um Deus de vitórias e conquistas, seja forte e não se prostre pelo medo!
3 - Obedecer a voz de Deus, quando Deus fala a vitória é certa! Fala para o teu irmão: Obedeça a voz de Deus, porque quando Ele fala, a vitória é certa! Aplauda Jesus! Ele é digno!
Sabe porque que Josué pisou na terra prometida, porque Ele ouviu quem estava lhe  chamando, e porque ele não se entregou! Não se entregue, ouça o que Deus esta te falando. Porque existe uma terra, existe bençãos! E, eu não esto falando de prosperidade material, carro, casa nova, riqueza é tua casa ser cheia da Fumaça da Glória. Isso que é prosperidade! "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33 
Ouça a Deus, eu não sei o que esta se passando com você, como esta tua luta. Talvez hoje você esta nesta situação, o teu casamento, a empresa. E você diz: Ele fala, mas, muitas vezes eu penso que estou sozinho! Muitas vezes pensa, e se encontra sem forças. Mas, o Senhor não quer ver você assim! Por que essa não é a posição de um vencedor! A posição de um vencedor não é uma posição de amedrontamento, cabeça baixa. Mesmo com luta, no vale, num deserto,... cabeça erguida, essa é a posição de um vencedor, do adorador que adora em espírito e em verdade!
Levante as tuas mãos: Eu profetizo em nome do Senhor Jesus Cristo, sobre toda vida que se encontra aqui, sobre todas famílias aqui representadas, a multiplicação nas tuas vidas, tanto na vida sentimental, quanto na espiritual, financeira e conjugal, Deus vai multiplicar as tuas bençãos, e você vai ver a glória de Deus, não só na tua vida, mas, vai encher a tua casa, a tua família, a tua empresa, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus! Aplauda o Senhor e receba da parte de Deus! Aleluias! 
Pr. Luciano, Bola Barra Velha, 03/06/20112.