1 2 3 4

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A MENTE E A BATALHA ESPIRITUAL

A MENTE É UMA DAS TRÊS ÁREAS DO CAMPO DE BATALHA
“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” (Romanos. 8.5)
Orientações para conseguir a vitória na batalha espiritual.
É necessário conhecer melhor as áreas do campo de batalha espiritual em que o inimigo atua.
Prédios públicos, pontes, estradas, aeroportos, estações de rádio e televisão são pontos estratégicos para serem atingidos quando países se encontram em estado de guerra. Vimos isso recentemente na invasão do Iraque. Esses pontos precisam ser intensamente fortificados contra os ataques do inimigo.
Nós também temos três áreas estratégicas em nossa vida que precisamos protegê-las, fortalecê-las para resistir aos ataques do inimigo. São a mente - o coração - os lábios ou a língua.
A mente
Os pensamentos que passam por nossa mente provêm de três origens: 
a) de nós mesmos - Deus nos criou com capacidade de pensar; 
b) de Deus - Ele pode falar diretamente à nossa mente, em forma de revelação, orientação, dom da palavra de conhecimento ou simplesmente a voz de Deus;
c) do inimigo - os demônios também falam à nossa mente. Infelizmente muitos irmãos dão atenção ao que o diabo cochicha, são influenciados por ele e sofrem suas conseqüências. Como é que o diabo pode falar à nossa mente, se ele não é onipresente?
No texto "Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês!", entendemos que está falando de satanás, ou do diabo e do seu império maligno, e não especificamente de Lúcifer.
Por não ser onipresente, ele nunca poderia estar em milhões de lugares ao mesmo tempo, tentando as pessoas e instilando maus pensamentos na mente delas.
São os anjos caídos executando as ordens do diabo, seu chefe. É provável que o próprio Lúcifer não se ocupe "pessoalmente" com nenhuma intervenção.
Quando a Palavra de Deus diz para resistirmos ao diabo, está se referindo aos seres espirituais que estão sob o comando de Lúcifer.
Embora as potestades das trevas não sejam capazes de ler nosso pensamento ou nossa mente, pois só Deus conhece nossa mente ("...Deus, que sondas as mentes e os corações,..." - Salmo 7.9), elas podem colocar idéias em nossa cabeça. Jesus repreendeu Pedro: "Arreda! (sai!) satanás!" (Mateus 16.23), quando este protestou quando Jesus disse aos discípulos que Lhe era necessário morrer e que dali a três dias ressuscitaria. Jesus não estava dando a entender que Pedro estivesse endemoninhado. Evidentemente, o apóstolo apenas estava expressando uma idéia que satanás lhe sugerira, cochichara na mente de Pedro. Grande parte da Batalha Espiritual se passa na MENTE humana, que implica em identificar se tal pensamento não está de acordo com a verdade divina. Nem todos os maus pensamentos provém do diabo, mas ele pode tirar proveito deles e acrescentar-lhes seus detalhes. Você já notou como é fácil e freqüente a gente pensar mal ou ter pensamentos críticos sobre algum irmão ou pessoas do nosso relacionamento? Talvez nós não falamos, mas criticamos na mente, no pensamento. Às vezes, a gente não tem o menor interesse em criticar a pessoa, ou ter espírito hostil contra ela, mas continuamos criticando, enchendo a cabeça com pensamentos negativos sobre ela. É horrível isso!
Quando a gente identifica ou reconhece que isto é de procedência maligna, sugestão do diabo, temos que parar de criticar e repreender tais pensamentos em nós mesmos, em nome de Jesus! O diabo gosta de depreciar as pessoas e destruir relacionamentos! Ele tem prazer em encher nossa mente de acusações contra nosso cônjuge, nossos líderes, pastores ou ovelhas, amigos, governantes, ou contra o próprio Deus! O diabo é o "pai da mentira": "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8.44) e "acusador de nossos irmãos": "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite." (Apocalipse 12.10).
Gostaria de lhe perguntar: VOCÊ TEM MEDO DE ESCURIDÃO? Deus é o Criador de tudo que existe no Universo e o criou do nada. O Universo só passou a existir pela Palavra Deus e porque Deus pensou o Universo. Nós somos criados à imagem e semelhança de Deus, e Ele nos deu uma mente ou imaginação ativa. O mundo em que vivemos foi criado por Deus, e o homem lhe acrescentou outros elementos criados pela sua inteligência, entre infinitas coisas, mencionamos o concreto, a lâmpada, o automóvel, o microchips, as obras de arte, as sinfonias etc. O homem possui uma extraordinária capacidade criativa, que lhe foi dada por Deus. E as descobertas da Ciência, então?! Mas essa capacidade também pode ser alvo do ataque do diabo, que está sempre instilando idéias erradas em nossa mente (como violência, terrorismo, morte etc.) para nos confundir e levar-nos a pecar contra Deus. Temos preocupações e temores quanto às coisas que imaginamos que irão acontecer, embora elas raramente aconteçam: "Será que...?" E as pessoas sofrem por antecipação, ou desnecessariamente.
Outro exemplo é a pessoa que tem medo da escuridão. O medo surge quando, não podendo enxergar o que há ao nosso redor na escuridão, a mente ou a imaginação começa a ter idéias terríveis e irreais. Quando a pessoa dá ao diabo acesso à mente, este tem o maior prazer em introduzir nela imagens que vão perverter a criatividade. Deus nos deu a mente ou a imaginação para que ela servisse à nossa fé nEle. Ter fé é antever, pela imaginação, o que Deus diz como se já estivesse consumando. Quando enxergamos, com os olhos da mente, a Palavra de Deus cumprida, temos a fé robustecida. É isso que a Bíblia está dizendo quando afirma que "a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11.1). Em 2 Coríntios 10.3 a 5, lemos: "Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo." Alguns entendem que estas "fortalezas" designam sistemas ideológicos, como o humanismo, o islamismo, o comunismo ou outras religiões. Contudo, neste texto, a palavra não está falando de fortes e complexas ideologias, sejam elas humanas ou demoníacas. Indica as fortalezas da mente! Trata-se de castelos no ar, erguidos em nossa mente com pensamentos errados, de incredulidade, de depressão, de medo e outros conceitos negativos. Dentre as fortalezas mentais que as pessoas crentes e não crentes têm, as duas mais comuns são pensamentos de inferioridade e de condenação. O teor das idéias de inferioridade é mais ou menos este: Você não é importante; você não é inteligente; você não tem boa aparência; você não está conseguindo subir na vida; você não tem valor nenhum..." São essas alfinetadas do diabo na nossa mente que nos levam a invejar outros e a querer igualar-nos a eles. Outras acusações que satanás nos lança são: "Você não está agradando a Deus; você não é suficientemente espiritual; você não lê a Bíblia como devia; você não ama a Deus..." Tais idéias nos fazem pensar que nunca conseguiremos atingir o ponto em que tenhamos a aprovação de Deus. Existem crentes que vivem constantemente sob condenação. Se quisermos destruir tais fortalezas temos de fazê-lo na Batalha Espiritual, resistindo aos ataques malignos e apropriando-nos do que Deus diz a nosso respeito em Sua Palavra.
VOCÊ PRECISA DE SENTINELA NA SUA MENTE.
Todo quartel tem sentinelas que, silenciosamente, ficam de guarda em seu posto. Assim que percebem algum movimento anormal, perguntam logo: "Quem vem lá? Ou, quem está aí?" Tais sentinelas se acham preparados para resistir a qualquer um que queira invadir a unidade. Assim também precisamos colocar uma sentinela à entrada de nossa mente, para checar as credenciais de todo pensamento e imaginação que ali quiser entrar, e resistir àqueles que não forem verdadeiros e nem procedentes de Deus. O que não se enquadrar nesses critérios, terá de ser barrado. É nisto que consiste a Guerra Espiritual: estar alerta a todo e qualquer pensamento mau. Uma das táticas que o diabo emprega é neutralizar o progresso ou o sucesso de crentes genuínos. Sabendo que não pode impedir sua entrada no céu quando morrerem, satanás se contenta em enfraquecer a vida espiritual deles na terra. Ele os imobiliza, roubando-lhes os dias, meses e anos, levando-os a pensar negativamente. Infelizmente, usando este meio, o diabo tem conseguido derrotar milhares de crentes que poderiam ser vitoriosos.
Queridos irmãos, temos que vigiar nossa MENTE, nossos pensamentos: "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." (I Pedro 5.8). Temos que resistir ao diabo na nossa MENTE: "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês." (Tiago 4.7). Quando enxergamos com os olhos da mente a Palavra de Deus, encontramos fé para vencer a batalha. Temos que demolir os castelos levantados em nossa mente com pensamentos errados que produzem incredulidade, depressão, medo, inveja, ciúmes e tanta coisa mais. Temos que colocar um SENTINELA em nossa mente para vigiar nossos pensamentos.
Que Deus assim nos abençoe,
Presb.  Maria helena Ribeiro