1 2 3 4

terça-feira, 3 de julho de 2012

"E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém." 1 Timóteo 5:13 
A maioria de nós esta bem familiarizada com a fofoca - já ouvimos, espalhamos e fomos vitimas dela. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza intima, pessoal e sensacionalista a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Muitas conversas, geralmente estão povoadas de criticas. O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicídas ( Rm 1.28-32). A Bíblia é clara quanto aos prejuízos e consequências da fofoca e da maledicência (Sl 101.5; Pv 8.13; Mt 12.36).
Espalhar mentiras e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou inteiramente pode também atrair a ira de Deus. "Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6:16-19
“Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.” (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação...” (Ef. 4:29).
Dar ouvidos a boatos e tão ruim quanto espalhar palavras perversas( Sm 24.9). A fofoca e a maledicência são armas de Satanás.
Na explanação de Paulo sobre o estilo de vida santo que as mulheres espiritualmente amadurecidas devem ter para ensinar as mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, alem de uma admostação para que não acusem os outros e não sejam "caluniadoras" nos relacionamentos. Nada e mais cortante como uma espada afiada do que a magoa causada por palavras dolorosas. Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e não a nenhuma outra! (Mat. 18:15-16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito dele a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus.
A fofoca não é, jamais, um ato de bondade; ela diminui a pessoa sobre a qual se fala; ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e da armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade (Pv17.4, 29.12)
Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os “grandes pecados” como por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. E começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor e suas maravilhas entre nós. 
Texto: A Biblia da Mulher