1 2 3 4

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mateus 11.15: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 
Haverá momentos em que termos que decidir deixar nosso conforto da Babilônia, talvez com muito pouco compromisso com as coisas de Deus, para voltarmos à Jerusalém dos desafios, das mudanças e do compromisso com Deus e seus Propósitos que Ele tem para cada um de nós! 
Você está disposto, como Esdras, a colocar a sua competência nas mãos de Deus? A colocar seus planos e propósitos dentro dos planos e propósitos de Deus? 
Em Esdras 8 e 9 vemos que parte do povo, incluindo sacerdotes e levitas, estavam se casando com mulheres de outros povos, o que era proibido pela lei mosaica. 
Aconteceu um divórcio coletivo, onde as mulheres de outros povos, casadas com os judeus são dispensadas, juntamente com seus filhos, de volta para suas terras e lares paternos. (aliança) 
Um forte motivo, e talvez o principal, para a proibição dos casamentos mistos naquela época é que a missão do povo de Israel era a de ser o berço do Messias que haveria de vir. Qualquer ameaça à integridade deste povo, seria contrário aos propósitos de Deus, com respeito ao nascimento do Messias. 
Os propósitos que Deus tem para nós, Ele vai cumprir, nenhum dos propósitos de Deus será frustrado: 
Rm 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu Propósito. 
Quando Deus muda os Nossos Projetos, de acordo com os planos dEle, sofremos um desapontamento , pois quando planejamos, temos uma direção, “somos apontados” (colocados em uma certa direção) para que as coisas aconteçam da forma que planejamos, mas quando isso não acontece, tornamo-nos “desapontados”, sem direção, quando, na verdade é Deus tomando a direção de nossa vida e dando-nos outro rumo, de acordo com seus Propósitos e não os Nossos Planos. 
Como consequência, ficamos Decepcionados . 
A DECEPÇÃO gera o DESÂNIMO, que gera a INFELICIDADE até que nos achamos INCAPAZES. 
Diante desta situação gerada em nossa mente e alma, sentimos uma grande OPRESSÃO. 
OPRESSÃO : Colocar um “grande peso”, especialmente para Deprimir a mente ou o Espírito”. Pressionar para baixo. (Webster). 
O inimigo pode Oprimir não apenas nossa mente, ou nosso espírito, mas também nosso corpo e nossa alma. 
Precisamos ter em mente que, várias vezes, Satanás tentará oprimir diferentes partes do nosso ser, de diferentes maneiras, por diferentes razões. VÍDEO (Ministração dos Vasos sendo quebrados– Diante do Trono) 
O diabo mente para nós, (João 8:44). Se não formos ousados contra ele e não pararmos de ouvir suas mentiras, ele estará ao nosso derredor, como um leão que ruge (1 Pedro 5:8), mas temos o Leão de Judá, Jesus, dentro de nós. Nós é que deveríamos estar rugindo! 
“... Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4) 
Por meio de Jesus Cristo, temos o poder disponível para sermos agressivos com o diabo. Se não formos agressivos com ele, ele será agressivo conosco. 
E por que existem cristãos que passam por essa opressão? 
Há coisas que fazemos na carne ,que podem nos levar a nos sentir Oprimidos, ou colocar um grande peso sobre nós. 
Podemos nos sentir oprimidos por não lidarmos com os pequenos problemas, assim que eles surgem. 
Pessoas que fazem fofocas, reclamam, falam mal de alguém pelas costas e julgam os outros podem experimentar esse sentimento de peso. 
Quantos de nós já passamos por situações assim, ou quem sabe estamos passando hoje, por este processo? 
Em Jó 36:15 , lemos: Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição pra abrir nossos olhos. 
Jesus também passou por este processo e teve grande angústia e tristeza, quando estava no Jardim do Getsêmani. Vamos conferir em (Marcos 14: 32-42) ... Aí vem aquele que me trai! (Jesus referindo-se a Pedro) 
Às vezes nós sentimos esta aflição, esta angústia, a nossa alma se entristece, por estarmos vendo e sentindo a falsidade de pessoas que amamos, que estão ao nosso lado, assim como aconteceu com Pedro, que minutos antes, depois de cearem juntos declarou, no versículo 29: “ Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!”. 
No Vers. 30 Jesus responde a Pedro, dizendo que ainda naquela noite, antes que duas vezes o galo cantasse, 3 vezes ele o negaria, (Vers. 31) mas Pedro insistia ainda mais. “ Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei” 
Você deve estar pensando, que falso, que traidor este Pedro! 
E Quanto a nós? Quantas vezes negamos a Jesus, por dia? Quantas vezes o galo canta por dia? (4) Existe uma História na Literatura Infantil, que faz-nos refletir: 
Por que o galo canta de madrugada
Por ter se esquecido de acordar, o galo ficou com a eterna sina de cantar de madrugada.
Certo dia, o rei leão deu uma festa e convidou todos os bichos, a festa deveria começar ao primeiro sinal da manhã. 
leia mais...

Chega o dia. À primeira luz, o rei leão tem casa cheia. Nenhum dos convidados faltou, a não ser o galo. O rei dos animais acha que aquilo é pouco-caso sem desculpa e manda uma escolta, a raposa e o gambá, buscar o galo. A escolta chega ao poleiro, e o galo desperta, espreguiçando-se, mas sobressaltado.
- Viemos buscar-te, seu tratante! Ordem de sua majestade. O rei leão dá-te a honra de um convite para a maior festa do mundo, e ficas a dormir?
- Ah! Tinha esquecido. Perdão, camaradas!
- Agora, marcha! Segue! À presença de sua majestade!
Chegando ao palácio, a majestade soltou um urro de raiva.
- Como ousaste desobedecer ao meu real decreto?
- Saiba vossa majestade que não foi por querer, eu esqueci.
- Tens cabeça de vento! Ia dar-te a morte, mas, como te humilhas e para não perturbar a alegria de minha festa, de agora por diante dormirás ao pôr-do-sol e acordarás à primeira luz da manhã. À meia-noite cantarás, às duas amiudarás, e ao vir do dia cantarás ainda, dando sempre sinal de que estás alerta. Se dormires, se não cantares, tu e tua família correrão risco. Assim não esquecerás mais, e ficará punida tua vil memória.
O galo cantou também ao meio-dia. E dessa data em diante passou a cumprir seu fado, cantando pela madrugada afora.
Adaptado de Literatura Oral para a Infância e a Juventude, de Henriqueta Lisboa. (Ed. Fundação Peirópolis, 2002). 
Se Pedro, que estava ali, vendo Jesus, ceando com Ele, mesmo assim o negou 1 x a mais que o cantar do galo, será que nós não estamos negando a Jesus muito mais que 5 Vezes ao dia? 
Em (Marcos 13: 35 a 37) lemos: Portanto, vigiem porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!” 
Quando Jesus estava orando no Getsêmani, os três discípulos que estavam com ele (Pedro, Tiago e João), dormiram. Vamos ler em (Mc 14:32-42), como foi que Jesus os exortou! 
Em 1 Tessalonicensses 5:10 lemos: Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados, quer estejamos dormindo, vivamos unidos a Ele. “ Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”. 
Quando percebermos algum irmão dormindo, mesmo estando acordado, devemos sacudi-lo, para que acorde para as coisas que Deus tem para a sua vida. Ajudemos a derrubar as escamas e a abrir os ouvidos espirituais. É isso que Deus espera de nós! 
Em ( Mateus 26:74-75), quando Jesus estava sendo julgado no Cinédrio, os soldados o interpelaram e ele negou pela terceira vez a Jesus: 
Aí ele começou a lançar maldições, e a jurar: “ Não conheço esse homem” 
Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente. 
Ali começa a redenção, Pedro é tocado pelo canto do galo, retoma à consciência de seus atos, e começa a chorar amargamente. 
Que cada vez que nós ouvirmos o galo cantar, possamos fazer uma reflexão sobre nossos atos, examinando-nos, arrependendo-nos e pedindo perdão a Deus, pois Ele está nos ouvindo, pronto para nos perdoar! 
E para concluir, quero dizer que, quando Jesus sentiu tristeza e angústia, é porque algo novo estava para acontecer. Era o romper do velho, para dar espaço ao novo, um novo tempo estaria começando; era o momento da morte física, para o nascimento na vida eterna. 
Que esta noite seja marcada como um romper em nossas vidas, que nós possamos, de uma vez por todas, aceitar o novo que Deus tem para nós, que nós estejamos sempre alertas e encorajados a enfrentar os desafios que virão, pois com Deus, somos mais que vencedores! 
Orando a palavra 
Mateus 11.15: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 
Senhor Deus Todo Poderoso, Rei dos Reis, Pai Amado, glorificado seja o Teu nome, toda honra, todo Poder e toda Glória sejam dados a Ti, pois de Ti veio e para Ti voltará, nós te pedimos Senhor amado, que todo conhecimento que nos foi passado, seja verdadeiramente bom, que todos nós estejamos dispostos a aprender, e usá-lo para mudar a nossa vida. 
Sabemos Senhor, que para crescer é preciso realmente querer, porque é imperioso refletir, construir com critério, examinando o que cremos e como podemos transformar o nosso entendimento. 
Pedimos a Ti Senhor, que não tenhamos receio de mudar, pois sabemos queo desconhecido é sempre temido. Acreditamos que continuar com a nossa vida, mesmo que ela não seja o que gostaríamos que fosse, torna-se o caminho mais fácil. 
Declaramos, Senhor, que estamos dispostos a Te ouvir, conforme Jesus nos exorta, pois quando ouvimos de verdade, começamos a transformar nossa existência. 
Reconhecemos, Senhor, que a transformação de uma vida requer a quebra de muitos paradigmas e dos pré-conceitos que levamos para nossas relações em todos os níveis. 
Estamos dispostos a rever os nossospostulados, conceitos e crenças.Senhor, dá-nos um bom ouvido, principalmente um que seja capaz de não se fechar para o novo, que esteja pronto para refletir sobre as coisas que acreditamos e que vêm de Ti. 
Ouvidos prontos para Te ouvir, mentes prontas para refletir e, principalmente, para tomar posições e atitudes. 
Arrepende – mo- nos Senhor, pelas vezes que não conseguimos mais ter a capacidade de reflexão, aceitando tudo e não nos surpreendendo com mais nada. 
Escutando , mas não ouvindo; escutando, mas não refletindo. 
Reconhecemos que a nossa incapacidade de transformação é fruto de uma apatia social, fruto de uma mente individualista e sem reflexão. 
Muitas vezes nos tornamos surdos para um mundo que grita por socorro e para Deus, que nos chama a transformá-lo. 
Cremos Senhor, que todos somos capazes de mudar e, mais ainda, em crescer como pessoas, desde que estejamos dispostos a ouvi-lo. 
Amados, 
Jesus nos chama ao crescimento; a ter coragem para mudar! 
A lidar com o inesperado e com o impossível! 
A confrontar nossos valores e entrar nos recantos mais escuros da nossa alma! 
Por isso nós Te pedimos, ajuda-nos Senhor, a ser iluminados pela luz da Sua Palavra e conduzidos ao crescimento verdadeiro, pois somente ela nos liberta das nossas cegueiras, da surdez e da incapacidade reflexiva. 
Senhor, estamos dispostos a ouvi-lo! 
Em nome de Jesus, Amém!
Presb. Maria Helena Ribeira,  Bola Barra Velha, 09/08/2012