1 2 3 4

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

2 Samuel 9:1-10
Repitam: "mas Mefibosete, sempre comerá pão à minha mesa."

Hoje, Jesus, o nosso Rei, quer usar de bondade para conosco, não porque sejamos merecedores, porque não há nada que façamos nesta terra que nos faça ser merecedores de alguma Graça que vem de Deus, mas por causa do Seu amor, da aliança que firmou com o Sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vertido na cruz do calvário.
Esse menino, Mefibosete, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, aos 5 anos ele recebe a notícia que toda sua família havia morrido na guerra. Então sua babá, o pega no colo e sai correndo para fugir, cai e ele quebra as duas pernas. E , como naquele tempo não haviam muitos recursos para tratá-lo fica aleijado. Imagine um homem que nasce para ser príncipe se vendo aleijado?! Muitas vezes, as coisas acontecem nas nossas vidas, pelo percurso da vida mesmo! E com medo, as consequências da vida o levam a Lo-Debar, e lá onde só os rejeitados estão, ficou e foi levando sua vida. "Lo-Debar não era o lugar daquele homem e não é o seu!"
Amados, quantos cristãos estão em Lo-debar? Lo-debar está cheio de príncipes, assim como eu e você, que fomos chamados para reinar! O que tem te afastado da posição de príncipe? Você sabe se esta reinando, recebendo tudo que Deus preparou para você! O pecado, é uma queda, forças externas, decepções familiares, traumas. Por momentos aquele homem era colecionador de traumas.

O Senhor falou comigo:
1- Trauma familiar - Imagine ele receber o recado que toda sua família estava morta. Quantas notícias tem chegado ao teu ouvido? Os traumas, tristezas e o medo nos levam a Lo-debar.
Talvez você recebeu ou viveu um trauma, muitos tem traumas familiares. Uma das feridas mais difíceis de serem curadas é a da rejeição. Muitos foram rejeitados quando criança, adolescente, na vida adulta. Passaram por separação dos pais, uma família desestruturada. Viu coisas erradas, não teve pais presentes... Quantos traumas, quantos príncipes e princesas recebendo notícias que abalam suas vidas, que os tem levado à Lo-debar. Nosso lugar é Jerusalém!
No v.8 Vemos como estava a auto-estima de um homem que foi chamado para ser príncipe, Mefibosete, apresenta-se como “um cão morto”. não tinha mais perspectiva alguma na vida. Quantos chamados para príncipes, princesas pensando que são derrotados, desprezados, pecadores... Você é filho de Deus! E não importa o seu pecado, Ele te perdoa, Ele te ama! Ele te chama para restaurar tudo o que você perdeu!

2- Trauma emocional - dores físicas e familiares causaram em Mefibosete uma dor emocional profunda a ponto de se considerar um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão, cabeça de cão. Agora imagine se autodenominar cão morto!?  Mas o nosso Senhor está de braços abertos dizendo vem: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28

3- Trauma social - em consequência do trauma físico e emocional Mefibosete é levado à Lo-debar. Que significa lugar de esquecimento. Ele ficou 20 anos lá, quanto tempo você não vê o rio de Deus jorrar em tua casa? Porém, o rei Davi lembrou-se da aliança que tinha com Jonatas, seu pai, e agora Jesus te lembra da aliança que tem com você! O Espírito Santo nesta noite te trouxe aqui para te dizer que tem uma aliança com você! Na vida de Mefibosete ele restituiu tudo que pertencia à sua família, a partir do momento que ele todos os dias, comesse de sua mesa. Deus nos chama de Lo-Debar para o Seu palácio, te chama de filho(a), e a partir do momento que você comer do Seu Pão, tudo lhe será restituído.

4- Trauma espiritual - leva a ter uma ideia de escravidão pelos traumas. Mefibosete foi levado a não conseguir orar. Os traumas estão causando isso em alguns homens de Deus. 
AquEle que vê teu coração sabe de todos os teus traumas, o lugar do teu coração onde estão as angústias. 
Davi não vê um cão morto, ele viu um príncipe. Deus não vê como você está, Ele olha como você pode ser daqui para frente! Deus te olha como um príncipe, herdeiro, filho amado! 
Não é o inimigo que te leva a Lo-debar, mas, é lá que ele quer te ver! Lo (quer dizer): não e debar: falar, cantar, declarar. E, é isso que o inimigo quer, que você não abra sua boca, não ore, não fale, não cante! Diga: "Lo-debar nunca mais!" "Meu lugar é Jerusalém!"

Lo-debar não é o seu lugar! 
Se você comer continuamente desta mesa, do Rei, Ele irá derramar tudo aquilo que é teu! E assim como Mefibosete, reconheça que é príncipe, princesa, e que Lo-debar não é seu lugar!
Mefibosete, foi como estava, e no decorrer até a presença do rei ele reconheceu e confessou. "Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos" Salmos 32:3 "Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Salmos 32:5. Para que sejamos curados de nossos traumas, existe a condição de Deus, reconheça teus pecados, tua situação, e o Senhor te encherá de óleo fresco. Coma continuamente na mesa do Rei e Ele restituirá tua vida, e te colocará na posição de príncipe e princesa. 
Deus abençoe, 
Pr. Luciano,  Bola Barra Velha, 14/10/2012