1 2 3 4

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado." Gênesis 18:19 
Aprendendo com os Pais ... Ensinamos coisas aos nossos filhos mesmo quando não percebemos. Com frequência, acreditamos que nossas lições são as que damos quando eles nos ouvem sentados ou as que planejamos com antecedência. 
No entanto, também os ensinamos andando na verdade, na maneira que reagimos com algo inesperado, como nos tratamos em casa depois de enfrentar um dia difícil no trabalho, quando alguém faz algo errado, no seu modo de tratamento com os mais velhos, no que dizemos quando vemos um sem-teto na rua, até mesmo na sua forma de tratar os animais, o meio ambiente. SEU EXEMPLO ENSINA MAIS QUE SUAS PALAVRAS!
Procuramos sempre que nossas lições sejam positivas. Esperamos que nossos filhos,  tornem-se pessoas sem preconceito, com espírito voluntário, caridoso, pessoas boas, cheias de paciência e amor pelos outros. Mas, e nós, somos assim? 
Mas, muitas vezes, as lições são do tipo negativo. Quando garoto, o que mais me magoava era ter de ouvir as brigas entre a minha mãe e o meu pai. Embora não fosse uma cena comum, o dia mais perfeito do mundo ficava horrível quando o relacionamento dos dois esfriava. De maneira não intencional,ensinei algumas lições dessa mesma frieza aos meus filhos. 
Jesus afirmou: ''Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai...''(Jo 8.38). Por essa razão, devemos nos perguntar o tempo todo: ''O que nossos filhos estão vendo em nós?'' Eles estão absorvendo tudo, mesmo quando não prestamos muita atenção!
Nossos filhos são como esponjas, absorvendo tudo dizemos e fazemos!
“Pratiquem tudo o que ensinarem a fazer: amar ao próximo, ser caridoso, honesto e cheio de integridade, prestar testemunho, pagar o dízimo, jejuar, assistir a todas as reuniões do templo, prestar serviço na Igreja com boa vontade, realizar  as orações familiares, saldar todas as dívidas”.
Você já viu um diretor de cinema em ação? Ele costuma ter de ir muito além de simplesmente dizer a um ator como fazer determinada cena. É muito comum ele ter de demostrar como a cena deve ser. É por isso que ''ordenar'' é uma palavra tão poderosa empregada em Gênesis 18:19. DEUS queria que Abraão orientasse os filhos. Isso exigia mais que simplesmente dizer o que eles precisavam fazer. Ele tinha de demostrar, por meio de palavras e todos os seus gestos, o que significava amar ao SENHOR, servi-lo, adorá-lo, entregar a vida a ele por completo. Essa a incumbência que nós, pais íntegros, temos hoje em dia. Reflita em tudo que faz e antes de fazer, e sempre demonstre amor, em todas suas atitudes, você pode estar ensinando alguém a fazer o mesmo! Tente nunca agir como aquele tipo de pai que só sabe falar e dar conselhos. Em vez disso, aja como se fosse um diretor de cinema. Assim, nenhum filho, filha ou alguém que o observa será capaz de dizer: ''Suas ações negativas falam muito mais alto que suas palavras positivas." 
Bob Welch, A Father for All Seasons [Um Pai para todas as estações]