1 2 3 4

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." - (Romanos 14:17)
Quando Paulo disse: “O reino de Deus não é bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”, ele determinou em quê se resumia a Boa Nova que o Filho de Deus trouxe do céu gratuitamente aos que Nele cressem. Traz um ensinamento acerca do reino de Deus, que na verdade é uma lembrança para todos nós depositarmos nossas principais expectativas não somente nesta vida, mas no reino de Deus, onde a justiça, a paz, e a alegria duram eternamente. Basta escolher pela obediência, pela santidade, escolher vigiar, ser um homem justo que receberá a paz, a justiça, a alegria de Jesus! "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" Hb 12:14
Jesus contou uma parábola que ilustra que em todos os tempos, a boa semente sempre esteve misturada com o joio: o semeador semeou a boa semente, mas os homens, invigilantes, deixaram que o inimigo semeasse também a má semente. E, quando brotou o trigo, brotou também o joio. E os trabalhadores da vinha procuraram o Senhor para saber se deveriam arrancar o joio. E ouviram-No dizer que era necessário esperar. Quando joio e trigo são jovens, são muito parecidos. Há risco de se arrancar a boa semente. Mas, na medida em que a colheita se aproxima, a diferença se acentua. No tempo da ceifa, o trigo será colhido e, o joio, lançado no fogo e destruído para sempre.
Está se aproximando o tempo da colheita, porque o Reino de Deus está às portas. Cada dia fica mais à mostra o joio, que até há pouco tempo se escondia nas aparências. Não há como se esconder, daqui para a frente. Todas as coisas serão reveladas. Apocalipse 22: 11 diz: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda". É tempo de separação e de colheita. Toda a humanidade está caminhando por três caminhos diferentes. Cada caminho leva a um destino eterno.
No Primeiro Caminho há dois tipos de pessoas que fazem o mal: os Injustos e os Imundos. É óbvio que nenhum dos dois pode se chamar de boa pessoa! Cabe aos dois serem chamados, maus. O Injusto explora outros. Ele usa a todos para seu próprio ganho egoísta. O Imundo é uma pessoa imoral que arruína a vida de outros com sua imoralidade.
No Segundo Caminho estão aqueles que fazem o bem, chamados, Justos. Os Justos são “pessoas boas” de toda nação e cultura que vivem de acordo com os padrões de sua consciência. Eles temem a Deus e respeitam outros seres humanos.
No Terceiro Caminho estão os Santos. "Santo" significa "separado para um propósito" ou "consagrado". Os santos são aqueles sobre os quais João escreveu em Ap. 22:12 que 'lavam suas vestes' e vivem exclusivamente por Aquele que os redimiu. Eles são membros da Nação Santa, a qual o Deus dos Céus está erguendo na terra.
Ap. 22:11 nos diz que cada Destino Eterno é a conseqüência de um modo de vida:
Aquele que é injusto, que continue injusto ainda; aquele que é imundo, que continue imundo ainda; aquele que é justo, que continue justo ainda; aquele que é santo, que continue santo ainda!
Isto quer dizer que como cada um escolhe viver agora ele será para sempre e sempre.
É por isto que diz: "injusto ainda... imundo ainda... justo ainda... santo ainda...". Neste caso, "ainda" expressa continuidade, para sempre, pois o próximo versículo, Ap. 22:12, explica que cada um receberá o "salário" daquilo que fez durante sua vida quando O Juiz vier. Por isso haverá um julgamento para todas as pessoas de todas as Nações do mundo.
O poder do diabo se acentua, mas por permissão de Deus. Ele vai levar o que é dele, separando o fruto bom do fruto podre. Estamos nos tempos que antecedem o fim e convém nos revestirmos das armaduras celestiais. O Senhor chama as suas testemunhas e quer ajuntar o Povo de Deus, que está disperso. Quem somos nós, que temos recebido o chamado do Espírito? Somos como as multidões? Ora, não precisa muito para saber que o Reino de Deus não é para multidões. Oremos unidos num mesmo coração e pensamento, aguardando nas misericórdias do Senhor. Não é comida, nem bebida, disse Paulo, mas justiça. Que haja justiça, em nome de Jesus. É paz, disse o Apóstolo. Que haja paz em todos os corações que crêem. Unamo-nos num mesmo sentimento, num mesmo parecer. É alegria. Que haja alegria em nossos corações, em nome de Jesus, pelo Espírito Santo. 
A vida eterna é nosso destino glorioso. É Cristo quem nos conduz. Alguém poderá nos separar Dele? Nem a altura, nem a profundidade, nem os anjos, arcanjos ou qualquer criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. AMÉM.

Fundamentado no texto da semana da  Equipe da Despertai.