1 2 3 4

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Se trabalharmos para polir o latão, o tempo embaçará o seu brilho. Se construirmos templos, eles desmoronarão. Mas, se nos dedicarmos a burilar almas imortais, se as impregnarmos de bons princípios, com o justo temor do Criador e com amor pela humanidade, estaremos gravando nelas algo que brilhará por toda a Eternidade". 
Valorize sua individualidade, Ele valoriza! Como cristãos, somos conscientes de que não fomos chamados apenas para fora da escuridão, mas recebemos a tarefa específica de levar a outros uma mensagem especial. Deus deseja usar cada um de nós, e cada um pode dar sua contribuição. 
O diamante é um dos mais duros materiais do planeta, enquanto o carvão esfarela-se com um mero esfregão de um dedo. O diamante ocupa sempre um lugar de destaque no mundo e é super valorizado por sua beleza, enquanto o carvão vive escondido nos porões e serve apenas para queimar no fogo. Ora, se ambos têm a mesma composição, o que faz a diferença?

Nós humanos também somos feitos de carbono. Podemos ser opacos, apagados, mas também temos o poder de brilhar. Podemos bloquear a passagem da luz, mas também temos o poder de deixá-la nos atravessar e, através de nós, vir a iluminar o caminho de mais alguém. Outra curiosidade sobre os DIAMANTES é que nenhum é igual ao outro. A estrutura químico-física do diamante é composta de Carbono, mas cada diamante possui uma estrutura, um arranjo químico diferente.
Que curioso, igualzinho a nós. Somos muitos, mas nenhum de nós é igual. Somos um DIAMANTE em POTENCIAL!!
Porque para o carvão se tornar em diamante, ele tem que passar por transformações, iguais àquelas que a vida nos impõe. Para se tornar diamante, a gema, que é o diamante bruto, precisa ser lapidado. Ser lapidado é aparar as arestas, tirar os excessos, acertar daqui e dali, se aperfeiçoar, tornar-se melhor, mais bonito, mais apresentável.
Assim como a lapidação está para o diamante, as dificuldades, os obstáculos, as barreiras estão para o homem. Como o diamante é marcado pelos cortes que lhe são feitos, a vida também nos marca. 
Todos nós somos indivíduos, mas podemos ter muito a ver com o tipo de indivíduo que queremos ser. Todos conhecemos o ditado: “Tal pai, tal filho”, ou: “Filho de peixe, peixinho é”. "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: PODE VIR ALGUMA COISA BOA DE NAZARÉ? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê". (João 1:45.46)
Com isso, queremos dizer que a hereditariedade tem um papel importante na determinação de nossa natureza básica. Realmente herdamos muitas características físicas e mentais, tantos boas como ruins. O problema é que não podemos colocar a culpa de tudo de desagradável que existe em nós na hereditariedade, porque podemos nascer de novo e tornar-nos novas criaturas. "Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram." Jeremias 31:29
O meio ambiente desempenha um papel importante em tornar-me quem sou. Mas, o que faz a diferença é a escolha individual. Ao ouvirmos a voz do Espírito Santo a nos guiar e ensinar, somos moldados e transformados exatamente no tipo de pessoa que gostaríamos de ser. 
Quando Saulo de Tarso encontrou-se com Jesus (Atos 8:1 e Atos 9:1), houve uma mudança radical em sua vida. Passou a chamar-se Paulo, e toda a dedicação e energia que ele demonstrava quando era Saulo permaneceram quando se tornou apóstolo. Esse traço de personalidade não mudou. Foi apenas redirecionado (Mateus 19:26).
"Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." Gênesis 6:9 Ele se mantinha afastado do mundo, "a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Gênesis 6:5. É provável que tenha sido vítima de zombarias. Nóe era um diamante!
Se há alguma característica em sua vida que você gostaria que Jesus mudasse, passe algum tempo orando, pedindo à Deus que o ajude a superar os aspectos menos atraentes de sua personalidade para que você possa se tornar mais semelhante a Ele.