1 2 3 4

quinta-feira, 1 de março de 2012

Adão e Eva, a primeira família, já havia experimentado integralmente a presença de Deus em suas vidas. Já souberam um dia o que era viver abundantemente. Sua saúde era perfeita, sua vida emocional estava saciada (façamos uma auxiliadora), seu pensar era reto, seu proceder completamente santo, suas palavras deliciavam os ouvidos de Deus, pois era constante adoração. "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!" Salmos 19:14
Já o mundo apresentado no capítulo 6 de Genesis está vivendo em completa degeneração. É paradoxo do projeto de Deus para as famílias. O projeto que não está tão distante, pois este é anunciado no Éden.
A partir daí, podemos afirmar que vivemos em um mundo imperfeito, habitado por pessoas imperfeitas de atitudes perversas e nosso próprio viver é atraído e envolvido pelas nossas próprias concupiscências, pelo desejo desenfreado que culmina na morte.
O capítulo 6 é o ápice de um mundo caótico, desordenado, onde a fumaça da fogueira das vaidades e desvios humanos, causaram repulsas e desprezo nas narinas de Deus.
Deus vê esse mundo e anuncia um fim catastrófico para a espécie humana e os demais seres viventes. Há aqui nesse texto imperativos e decisões objetivas relacionada ao homem e os seus descendentes: “Meu Espírito não agirá mais neles”, “Deus se arrepende da criação”, “pesa-lhe o coração, ou seja, está INDIGNADO”, “Farei desaparecer da face da terra”. Entretanto, há algo que paralisa este desfecho apocalíptico de extinção, e isso é descrito nos versículos 8, 9 e 10.
Cap.8:  Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Cap.9:  Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e integro entre seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
Cap.10:  E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. Apesar do mundo que vivia ele junto com os seus não se deixou influenciar. Paulo nos alerta: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33. Assim refletimos: Quantos cultos com nossos familiares realizamos esse ano? Quantas histórias bíblicas contamos para nossos filhos? Qual o tempo de diálogo que existiu entre o esposo e a esposa? Vocês oraram juntos para fazer os seus propósitos conhecidos um ao outro e diante de Deus?
Noé foi um homem que viu a partir de si e de sua família, Deus construir uma nova história. História essa que não atinge apenas o seu reduto, mas também as nossas vidas hoje. As tempestades podem vir com ímpeto contra sua casa, mas ela não irá ruir, pois está estabelecida sobre a rocha que é Jesus. O Cristo que nos constitui novas criaturas, nos deu um marco zero, afirmando que as coisas velhas se foram, a desordem e o caos não tem voz nem vez, pois tudo novo se fez em nossas vidas e famílias.
Tiago Santana Cezar, EJesus